Você está aqui
Home > Dicas > 10 Dicas para o Turismo da Terceira Idade

10 Dicas para o Turismo da Terceira Idade

Com mais de 27 milhões de pessoas com mais de 60 anos, o Brasil comemorou neste sábado (1º) o Dia do Idoso.

E essa população deve continuar a crescer. Segundo relatório do Banco Mundial, em 2050 a estimativa é que 65 milhões de brasileiros tenham mais de 60 anos.

Cada vez mais ativa essa população tem apresentado melhoras na qualidade de vida e, consequentemente, impulsionado a economia. Um exemplo de que a terceira idade tem se renovado está no fato das pessoas que estão nessa faixa etária quererem sair de casa e conhecer os destinos turísticos brasileiros.

Segundo o estudo Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo, nos próximos seis meses, 25,4% dos brasileiros na faixa etária acima de 60 anos pretendem viajar. Deste total, a maioria (59,9%) informou que deverá optar por destinos domésticos. Na hora de fazer turismo, os viajantes com mais de 60 anos têm optado por fazer passeios acompanhados (84%) e apenas 15% disseram que deverão fazer a próxima viagem, sozinhos.

Ainda de acordo com o levantamento da pasta, o avião continua sendo o principal meio de locomoção (76,3%), seguido de automóvel (16,8%) e ônibus (6,2%). Hotéis e pousadas (64,8%) são os meios de hospedagem favoritos, seguido da casa de parentes e amigos (27%).

Guia

Para dar mais conforto aos idosos que viajam e frequentam ambientes de lazer, o Ministério do Turismo lançou a cartilha Dicas para atender bem turistas idosos traz importantes dicas de como o setor turístico pode se adaptar as demandas deste perfil de viajante. A publicação feita em parceria com o Ministério da Justiça e Cidadania e o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso teve a impressão de 19 mil exemplares que serão encaminhados para as secretarias estaduais de Turismo.

idoso

idoso1

idoso2

De acordo com o guia, o tratamento oferecido pelos prestadores de serviço deve ser amável, respeitoso e compreensivo para que estes viajantes sintam-se confortáveis durante a experiência turística. Além disso, os profissionais também devem estar atentos às necessidades especiais de cada viajante para oferecer o auxílio adequado durante as atividades turísticas.

Fonte: Portal Brasil

facebook-profile-picture
Antonio Moreno
"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem" Consultoria e Assessoria. CEO do Grupo Tradeclube Soluções. E-mail: antonio@tradeclubenetwork.com WhatsApp: 55-21-98117-2011
http://www.tradeclubenetwork.com

Deixe uma resposta

Top