Agente de Viagens: Perguntas que podem fazer a diferença

agenteviagem210414-01

Li alguns artigos que foram publicados na internet durante esta semana em que se comemora o Dia do Agente de Viagens (22/04), e fiquei surpreso e ao mesmo tempo, pasmo e indignado com algumas personalidades (digo: representantes) do nosso mercado do turismo brasileiro.

Sinceramente, não li nenhuma informação que fosse substancial e que acrescentasse algum significado para a minha trajetória profissional como agente de viagens. O que escreveram, eu já sabia há muito tempo, e de alguma forma, segundo as informações expostas, não vislumbrei nenhuma perspectiva para a carreira profissional de um agente de viagens.

Atendimento personalizado de acordo com as necessidades do cliente, isso já fazemos há muito tempo, pois a maioria dos agentes de viagens tem a consciência de que são intermediadores na prestação de serviços em turismo… Cobranças de taxas de serviços (os famosos fees), já sabemos que “não cola” para a cultura dos consumidores do mercado de turismo brasileiro. Talvez para algum turista estrangeiro desavisado ou para o turismo corporativo… Comissão zero, já virou moda e vai continuar em outros setores da cadeia produtiva do mercado de turismo… É realmente muito frustrante ler sempre as mesmas frases.

Tudo bem! Você pode estar achando que estou esperando uma “solução milagrosa” das nossas entidades de classe… Claro que não! Pois tenho a consciência que isso é impossível… E aí você me pergunta: Mas a PL 5120/2001 foi aprovada e as “coisas vão melhorar”!… Será? Quais são as verdadeiras vantagens que teremos? Tenho que me aprofundar mais no assunto para ter uma opinião formada a respeito. Por enquanto…

Neste momento, o que eu sei é que não adianta reclamar pelo leite derramado… As mudanças, as novas tecnologias, as OTAs estão aí, e como consequência muitas agências estão ou já fecharam as portas e muitos agentes de viagens “partiram” para outros serviços mais rentáveis.

Então, o que fazer? Tem alguma solução? Qual é a solução? Meu caro, você já deve saber que fórmulas não existem! O que você pode e deve fazer neste momento são perguntas. Pergunte-se e responda com toda a sua sinceridade e vislumbre um caminho. Pergunte-se…

  1. Que tal não querer ouvir apenas coisas agradáveis dos seus clientes? 
  2. Que tal reconhecer que você não é o sabichão e aprender e se atualizar mais com humildade? 
  3. Que tal respeitar os resultados de quem deve se tornar seu referencial? 
  4. Que tal ouvir o seu consumidor, refletir e se desarmar em vez de ficar se defendendo? 
  5. Que tal rever seus valores quando perceber que seus resultados estão, na melhor das hipóteses, na média – em outras palavras, no máximo na mediocridade? 
  6. Que tal ousar a acreditar que você pode mudar, ou melhor, revolucionar sua forma de pensar e, por consequência, agir e revolucionar seus resultados? 
  7. Que tal enxergar o mercado de turismo por um outro ângulo? 
  8. Que tal seguir caminhos diferentes a fim de conquistar resultados diferentes? 
  9. Que tal perguntar mais, estudar mais, participar mais, em vez de querer ficar sustentando o mundinho que lhe apresentaram? 
  10. Quanto o seu cliente pagaria para você gerenciar a viagem dele? 
  11. Quanto o seu fornecedor pagaria para você divulgar e vender o produto dele? 
  12. Qual é a operadora que fornece o sistema online que esteja de acordo com as necessidades e expectativas dos meus clientes? 
  13. Qual é o sistema online totalmente confiável e seguro que eu possa acompanhar e administrar as compras dos meus clientes? 

E por aí vai… São muitas as perguntas que deverão ser feitas. A dica é: Acompanhe o mercado, atualize-se sempre, fique atento às inovações, às mudanças, às tecnologias, aos seus clientes… Pergunte-se e crie a sua maneira (ou fórmula) para obter melhores resultados e dizer para todo o mundo com bastante orgulho: EU SOU AGENTE DE VIAGENS!

facebook-profile-picture

"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem" Consultoria e Assessoria. CEO do Grupo Tradeclube Soluções. E-mail: antonio@tradeclubenetwork.com WhatsApp: 55-21-98117-2011

Deixe uma resposta