As principais qualidades dos organizadores de eventos – Parte 1

Se você deseja ser um organizador de eventos e quer saber como crescer na carreira e chegar no topo, veja algumas dicas importantes para te ajudar.

A profissão de organizador de eventos foi listada como uma das mais estressantes nos Estados Unidos. Ela ficou atrás, apenas, dos militares, dos bombeiros, de pilotos de avião e de policiais. No Brasil, os dados não são diferentes, uma vez que organizar eventos requer uma ampla gama de habilidades, além de lidar com diversos tipos de pessoas e ter nervos de aço.

Uma das maiores dificuldades está no relacionamento com a equipe. Se você não é uma pessoa comunicativa e flexível, dificilmente vai conseguir manter um time por muito tempo. Então, confira algumas das principais qualidades de organizadores de eventos bem-sucedidos.

Habilidade interpessoal. Pessoas que têm a habilidade de se comunicar com os outros já contam com meio caminho para o sucesso do evento. Mas, é preciso estar confortável para se comunicar com executivos de alto nível, funcionários do governo, fornecedores, colegas de trabalho, representantes de patrocinadores, clientes, supervisores, participantes do evento dos mais variados setores, entre outros.

Para transitar com êxito diante dessa ampla gama de pessoas, é preciso ter agilidade para resolver conflitos, ser um negociador confiante, agradável, e manter o seu senso de humor sempre em alta, pois assim fica mais fácil resolver os percalços que aparecem no meio do caminho. Lembre-se de tentar se divertir com o trabalho que você faz, assim como com as pessoas que trabalham com você. Isso é uma forma de fazer com que as tarefas fiquem mais leves e, principalmente, fazer com que a equipe queira trabalhar com você. Como não é possível fazer tudo sozinho, construir relacionamentos é fundamental.

Ter flexibilidade. Os organizadores de eventos precisam ter muito jogo de cintura e se desdobrar, já que eles vivem apagando incêndios – apesar de ser de forma rápida e eficiente. Mas aqui vai uma dica: apesar de tudo, mantenha-se calmo, faça o que for preciso e volte para a organização, pois o show não pode parar.

Além disso, para ter essa flexibilidade é preciso, também, ter uma equipe de confiança. Mostre que ela também pode fazer parte desse sonho e que é peça importante dentro do jogo. É como um time de futebol, as peças precisam funcionar, mas elas também devem ser substituídas quando necessário.

Saber ouvir. A capacidade de entender o que as principais partes envolvidas no evento querem é fundamental para que o encontro seja um sucesso. Por isso, os profissionais deste ramo, precisam saber escutar, principalmente, porque, às vezes, nem todos os envolvidos estão na indústria de eventos, o que requer uma linguagem diferenciada.

Desta forma, você precisa ser capaz de discernir sobre suas necessidades e garantir que todas as partes compartilhem das mesmas expectativas. Preste atenção ao que é dito – e o que não é dito – em conversas-chave. Tocar nessas necessidades em todo o seu processo de planejamento irá ajudá-lo a ficar um passo à frente na organização e, principalmente, permitirá que você alcance o sucesso na realização do evento.

Ser multitarefa. Para que qualquer evento tenha sucesso, você precisa ser capaz de fazer malabarismos com vários itens ao mesmo tempo. Essa habilidade multitarefa é necessária tanto para o planejamento, quanto para a execução impecável de um evento. Os melhores planejadores têm sistemas infalíveis, listas de verificação passo a passo e ferramentas tecnológicas úteis. Lembre-se de que trabalhar com eventos requer a capacidade de se concentrar no todo, mas mantendo o controle dos pequenos detalhes. E se algo não vai de acordo com o plano, não tenha medo de mudar para o plano “B”.

Calma, ainda não acabou. Só darei um tempo para que você reflita sobre as atribuições acima e, no próximo post, passarei outras preciosas dicas… Até lá!

 

 

facebook-profile-picture

"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem" Consultoria e Assessoria. CEO do Grupo Tradeclube Soluções. E-mail: antonio@tradeclubenetwork.com WhatsApp: 55-21-98117-2011

One Reply to “As principais qualidades dos organizadores de eventos – Parte 1”

Deixe uma resposta