Você está aqui
Home > Categorias > Como conseguir patrocínio para o seu evento

Como conseguir patrocínio para o seu evento

É cada vez mais natural dentro das mais diversas áreas o pedido de apoios e patrocínios para a realização de eventos.

Toda vez que organizamos um evento precisamos de uma ajuda e como esta ajuda vem? Ela vem na forma de patrocínio, uma pessoa ou empresa que vai injetar dinheiro no seu evento. Conseguir patrocínio é cada vez mais importante, não só em questões de publicidade, mas também na comunicação entre empresas e também entre empresas e clientes. É cada vez mais natural dentro das mais diversas áreas o pedido de apoios e patrocínios para a realização de um evento.

Encontrar patrocinadores para um evento pode não ser uma tarefa fácil, pois além da alta concorrência do mercado, é necessário provar para o patrocinador que ele terá retorno com o seu evento.

Então, se você está precisando de um patrocínio para o seu evento, é muito importante ler as nossas dicas de como conseguir um bom patrocinador ou patrocinadores, capazes de alavancar o seu evento.

O primeiro passo é elaborar um projeto (Planejamento) para a realização do seu evento. Para criar uma proposta de valor, os organizadores de eventos, precisam investir tempo e criatividade no projeto.

Conheça o seu público. Entender o seu público é essencial para construir uma boa estratégia de marketing, por este motivo é indispensável apresentar ao seu patrocinador-alvo algumas respostas para as perguntas a seguir: idade, gênero e estado civil; nível de educação e emprego; renda média e hábitos de consumo; preferências de produtos e marcas. Outra dica é analisar também as suas redes sociais, entender o seu público e aproveitar os fóruns para obter ainda mais informações.

Antes de entrar em contato com o seu patrocinador-alvo, monte um portfólio. Um portfólio é basicamente um currículo. Tudo o que você precisa é uma pequena introdução que inclua seus objetivos, suas conquistas e dois ou três de seus melhores eventos. Destaque os resultados, fotos publicadas e qualquer outro tipo de exposição. Se você tiver imagens suficientes para editar um vídeo, mesmo que seja curto isso ajudará também. Lembre-se que patrocinadores procuram eventos que proporcionem retorno para o seu investimento.

Avalie diferentes oportunidades para divulgar o seu patrocinador-alvo. Faça sugestões criativas para apresentar ao seu patrocinador-alvo. Faz tempo que os patrocinadores não aceitam mais aparecer apenas com a logomarca no site ou em um banner. Para isso é preciso entender quais dos seus ativos são interessantes para eles e também mensurar o valor de mercado deles, a partir daí você conseguirá construir cotas palpáveis para a sua apresentação.

Conquiste o contato com o patrocinador-alvo. Uma forma de fazer contatos é participar de eventos onde o seu possível patrocinador frequenta. Se for este o patrocínio que você quer, vá atrás. Estabeleça contato com ele e marque uma reunião para mostrar o seu trabalho.

Mostre seu compromisso com o sucesso do patrocinador. Esse é o momento de mostrar o seu entusiasmo em divulgar o seu patrocinador, pois obviamente você quer garantir que no próximo evento ele esteja com você novamente. O ideal é nomear alguém da produção para ficar responsável em atender todas as necessidades do patrocinador, e no dia do evento certifique-se de que uma parte da sua equipe esteja à disposição dele, pois algumas exigências podem vir à tona – é preciso estar bem preparado. O importante é que todos (funcionários/voluntários) estejam treinados e preparados para imprevistos, pois é essencial que você esteja livre para resolver outras coisas também.

Ajude os patrocinadores a entenderem o valor de seus investimentos. Após o seu evento, não demore muito tempo para se reunir com os seus patrocinadores, você precisa mostrar o valor de marketing que o seu evento gerou, a fim de mantê-los para os eventos futuros.

Os métodos de medida mais usados para avaliar patrocínios são:

  • ROI (Retorno sobre o Investimento)
  • ROO (Retorno sobre os Objetivos)

Para medir esses resultados, você pode usar a mídia e o volume de compartilhamento e comentários nas redes sociais. Confira algumas dicas:

  • Siga as atividades sociais. Mensure tudo o que puder ajudar os seus patrocinadores a compreenderem os resultados obtidos pelo patrocínio. Número de inscrições, número de visitas na página, número de pessoas impactadas nas redes sociais, número de compartilhamentos…
  • Pesquisa. Não esqueça de fazer uma pesquisa após o evento e inclua perguntas sobre o seu patrocinador, será incrível mostrar os comentários dos seus participantes.
  • Capture fotos e vídeos. Não há nada mais poderoso do que mostrar vídeos e fotos que comprovam a experiência do participante interagindo com o patrocinador. Defina uma equipe para fotografar e deixe claro no seu briefing que você precisa de material para os seus patrocinadores.

Essas foram algumas dicas que considero importantes para conquistar e fidelizar um patrocinador. Até o próximo post.

facebook-profile-picture
Antonio Moreno
"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem" Consultoria e Assessoria. CEO do Grupo Tradeclube Soluções. E-mail: antonio@tradeclubenetwork.com WhatsApp: 55-21-98117-2011
http://www.tradeclubenetwork.com

Deixe uma resposta

Top