Você está aqui
Home > Categorias > Como criar um aplicativo de turismo?

Como criar um aplicativo de turismo?

Oferecer uma solução personalizada ao consumidor pode tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

É possível desenvolver aplicativos para qualquer área de atuação. Pesquisa realizada em 2016 pela GBTA indica que 61% dos viajantes baixaram pelo menos um aplicativo do setor, sendo que alguns possuem dois ou três aplicativos desse segmento em seu smartphone.

O Brasil ocupa a 4ª posição entre os países que mais dominam esse mercado, atrás somente da China, Estados Unidos e Índia. Juntos, os quatro países podem representar 54% de todos os downloads de aplicativos realizados no mundo. Em 2016 existiam 168 milhões de smartphones no país. 3,5 horas é a média de tempo gasto por brasileiros com seu próprio smartphone.

Confira as principais vantagens de criar um aplicativo:

Visibilidade – por conta do número elevado de usuários de smartphones, ter um aplicativo com sua marca aumenta as chances de ser visto.

Reconhecimento – com mais visibilidade, sua marca é reconhecida e começa a converter pessoas interessadas em clientes.

Marketing direto – possibilidade de oferecer o que quiser diretamente para as pessoas que têm interesse no seu negócio. As notificações push são eficientes nisso.

Comunicação – o aplicativo se torna mais um canal de comunicação com seu cliente, facilitando o relacionamento entre vocês.

Geração de valor – migrar seus benefícios/incentivos do mundo offline para o digital permite que o usuário tenha mais engajamento com a marca. Um exemplo é o sistema de fidelidade por pontos, que pode ser acompanhado e abastecido por meio do aplicativo.

Fidelização – com um canal de comunicação direto e percepção de valor agregado, os consumidores tendem a se tornar clientes fiéis.

Competitividade – principalmente para os pequenos negócios, o uso de aplicativo é um grande diferencial, já que ainda são poucos que investem nisso, apesar de ser uma tendência.

Antes de desenvolver um aplicativo para o seu negócio, tenha em mente algumas informações:

  • Que público você quer atingir?
  • O que você pretende alcançar?
  • O que você pode oferecer?

Depois disso, pense em maneiras de atingir o propósito inicial. Algumas dicas são:

  • Inclua no aplicativo somente o essencial, principalmente na primeira versão, já que é ele que gera o primeiro impacto ao usuário.
  • Invista em design e programação, pois eles são primordiais para o sucesso de um aplicativo.
  • Faça integração do aplicativo com ferramentas de análise. Dessa maneira, você conseguirá monitorar informações importantes, como número de downloads, taxa de retenção, entre outros.
  • Valorize o feedback e esteja pronto para realizar mudanças e ajustes de maneira ágil.
  • Faça atualizações, introduzindo novos recursos aos poucos.
  • Garanta a segurança dos seus dados.

Paralelamente ao desenvolvimento do aplicativo, é preciso traçar estratégias de marketing e comunicação, tanto para divulgar o app quanto para atrair clientes dentro do app. Para isso:

  • Entenda o seu público-alvo.
  • Entenda os seus concorrentes.
  • Invista em ASO (App Store Optimization) que equivale ao SEO (Search Engine Optimization), mas para lojas de aplicativos.
  • Entenda os canais de atração e relacionamento.

Ações recomendadas:

Conhecer os aplicativos mais utilizados pelos turistas e visitantes é primordial para monitorar opiniões, analisar os concorrentes, descobrir oportunidades e acompanhar as novidades, além de identificar insights e melhorias para o seu negócio, de moda a criar experiências cada vez mais favoráveis ao público-alvo.

Leia mais sobre o assunto e pesquise empresas especialistas na criação de aplicativos. Uma delas é a Fábrica de Aplicativos.

O Sebrae, por meio da Coordenação de Turismo, busca auxiliar o processo de desenvolvimento dos pequenos negócios turísticos realizando ações individuais e projetos coletivos com foco em qualidade, inovação e sustentabilidade, garantindo a competitividade.

Para maiores informações, ligue para 0800 570 0800 e agende atendimento na unidade mais próxima. Durante o atendimento, você pode explicar a situação da sua empresa e indicar em que ponto há necessidade de inovar. Dessa forma, o Sebrae pode acionar um dos prestadores de serviços tecnológicos cadastrados para viabilizar a inovação na sua empresa.

Boa Sorte e Sucesso!

 

 

facebook-profile-picture
Antonio Moreno
"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem" Consultoria e Assessoria. CEO do Grupo Tradeclube Soluções. E-mail: antonio@tradeclubenetwork.com WhatsApp: 55-21-98117-2011
http://www.tradeclubenetwork.com

Deixe uma resposta

Top