Como diferenciar o meu produto/serviço da concorrência?

Você, agente de viagens, sabe qual é o seu produto mais importante? Entenda, de uma vez, qual é o seu grande diferencial entre a concorrência!

Hoje, um dos grandes desafios dos agentes de viagens é a concorrência com a internet. Diante dessa realidade, o que você pode fazer para reverter esse cenário?

A internet e a sua consolidação como uma ferramenta imprescindível, afetou os mais diferentes setores da sociedade e o relacionamento entre as pessoas passaram por grandes transformações. E os consumidores de turismo também. Atualmente, eles compram online, barganham preços e buscam dicas e sugestões ou criticam em sites especializados e nas redes sociais.

Definitivamente, os agentes de viagens têm que entender que o modelo tradicional de vendas de viagens, já era. Não funciona mais. Para ter êxito junto aos conectados consumidores de turismo, os agentes de viagens precisam descobrir como reposicionar seus produtos e serviços nesse novo mercado de turismo.

Então, eu te pergunto: Como você divulga os seus produtos e serviços? Que tipo de atendimento você presta ao cliente? O que você realmente faz pelo seu cliente? Você conhece o seu cliente? O que você deve mudar em seu atendimento para conquistar esse consumidor e emplacar nas suas vendas?

Colocar seu inventário de produtos e serviços (que normalmente, é uma enorme variação de produtos, serviços e preços) não é uma opção mais apropriada (é antiga e ultrapassada), pois a concorrência é muito grande e as grandes agências de viagens (online e físicas) sabem muito bem como fazer isso (pois elas têm condições melhores para negociar preços, devido à demanda).

Então, tá na hora de inverter esse jogo e focar em soluções que leva um consumidor a preferir um agente de viagens do que comprar um produto/serviço em um site pela internet:

  • Em primeiro lugar, O SEU MELHOR PRODUTO É VOCÊ! Portanto, substitua antigos modelos existentes no mercado por algo além de mostrar opções de voo e acomodação. Acrescente opções que agreguem valor. Saiba tirar o máximo da tecnologia, mas não se esqueça de colocar sempre o elemento humano em primeiro lugar. Proporcione uma verdadeira experiência de compra de uma viagem para o cliente.
  • Para começar a mudar a sua situação, faça perguntas e identifique os fatores que estão obstruindo o seu caminho para o seu sucesso e construa planos de ação corretos. Fuja daquele atendimento tradicional e limitado. É preciso incentivar práticas de inovação e criatividade. Valorize a cultura da diversidade de pensamento (amplie o seu conhecimento), bagagem (faça uma análise SWOT) e experiência de vida (além da sua, consulte seus amigos, família e, principalmente os clientes), pois é essencial para a geração de ideias, e a criatividade vai funcionar como um combustível para a sua inovação.
  • Aprender mais e mais sobre o cliente, através das informações que ele compartilha online (comentários nas redes sociais, preferências de leitura etc) e com você. Relacionamento humano (não somente online, mas, principalmente físico) é muito importante para que você desenvolva um conhecimento aprofundado sobre os seus atuais e futuros clientes. Tenha a certeza que as informações mais importantes serão coletadas através da interação humana, em conversas mais aprofundadas. Assim, é possível atingir as necessidades e as expectativas deles, de uma forma mais profissional e personalizada.
  • Abertura, confiança e transparência contribuem para essas trocas (relacionamento humano), além da tomada de decisões. E é uma grande oportunidade que possibilita o desenvolvimento ágil de produtos e serviços mais personalizados.
  • Quando você conhece o seu cliente, consegue estruturar estratégias. Essas estratégias dizem respeito ao tipo de conteúdo que você irá produzir, quais redes sociais devem ser usadas e onde os anúncios devem ser divulgados. Assim, você consegue entregar um conteúdo valioso e direcionado, que corresponde aos interesses e expectativas de seus clientes.
  • Aprenda mais sobre os produtos, serviços e destinos. Participe de capacitações, treinamentos, palestras online, leia e-books sobre destinos, viaje (principalmente, através de viagens técnicas), pois tudo isso será convertido em conhecimento e especialização, para que você tenha um atendimento mais profissional e personalizado junto ao seu cliente.

Se você não tem ideia por onde começar, posso lhe dar uma super dica: Para você começar a mudar esse quadro, leia o nosso e-book: Consultoria e Assessoria em Viagens. Esse e-book pode lhe proporcionar o combustível necessário para você mudar a sua carreira profissional.

E lembre-se que essas iniciativas devem ser priorizadas, sempre, para alcançar os seus objetivos. Boa sorte e sucesso!

 

 

facebook-profile-picture

"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem" Consultoria e Assessoria. CEO do Grupo Tradeclube Soluções. E-mail: antonio@tradeclubenetwork.com WhatsApp: 55-21-98117-2011

Deixe uma resposta