Você está aqui
Home > Marketing > Como engajar os usuários nas Redes Sociais?

Como engajar os usuários nas Redes Sociais?

As ações de engajamento têm o objetivo de aumentar a participação dos admiradores da empresa, criando um sentimento de comunidade em torno da marca.

Um dos princípios básicos dessa relação é permitir que todas as reações – comentários, compartilhamentos e curtidas – se concentrem na rede social, sem exigir que o usuário migre para outro site.

Outro fator importante é que a adesão a uma marca costuma ser maior quando sua atuação virtual não se restringe somente à venda de produtos e serviços. Investir em datas comemorativas, bom humor e frases inspiradoras, também, é fundamental.

Apostar em perguntas para estimular a participação dos usuários, também, é uma forma de gerar engajamento. Se o foco for gerar vendas, promova e-books com conteúdo de interesse dos clientes.

Vídeos e fotos costumam funcionar bem. Para que mais gente conheça a marca, o caminho é estimular os usuários a marcarem uns aos outros nos comentários. Para converter vendas, invista em posts de promoções com links para a página de compras. Para aumentar as visitas ao site da empresa, use imagens e textos convidativos. Agora, se o sonho for um conteúdo viral, crie algo divertido com um tema do momento.

Conhecer o perfil, o comportamento e os desejos de cada grupo de clientes/seguidores/admiradores é um dos primeiros passos de uma empresa para estabelecer uma relação saudável nas redes sociais. Conheça os perfis mais recorrentes revelados por uma pesquisa da consultoria E.Life:

Agitador. Unem-se a pessoas com causas similares às suas e possuem notoriedade. Abusam dos adjetivos.

Amante da marca. Fazem questão de declarar o seu amor à marca nos perfis oficiais.

Colaborador. Não são funcionários da empresa, mas agem como se fizessem parte do negócio.

Decepcionado – traído. Foram simpatizantes da marca, mas por algum motivo se sentem traídos – e ameaçam abandoná-las.

Especialista. Buscam detalhes técnicos e sobre os produtos. Geralmente dominam o assunto.

Carente. Querem benefícios e vantagens exclusivas, como as amostras grátis. Podem dar a entender que são VIPs.

Reclamão. São os eternos insatisfeitos. Fazem posts longos e os publicam várias vezes nas páginas da marca.

Tira-dúvidas. São receptivos, educados e claros. Querem respostas para solucionar problemas específicos.

Cada objetivo da empresa encontra paralelo em um indicador de performance. Se o foco for tornar a marca mais conhecida, a métrica a ser usada é o número de seguidores. Na busca por engajamento, a atenção no número de interações, posts de usuários e comentários. Se a ideia for aumentar as vendas, observe a conversão dos clientes a partir dos anúncios.

Ao promover um novo conteúdo, especialmente se houver polêmica, a empresa deve estar preparada para reações adversas dos usuários. A agilidade nas respostas conta muito para apagar incêndios e é bem vista pelo público.

Continua…

Fonte: Revista PEGN

Agradeço por sua atenção! Paz, Saúde e Sucesso Sempre! Até breve!

facebook-profile-picture
Antonio Moreno
"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem" Consultoria e Assessoria. CEO do Grupo Tradeclube Soluções. E-mail: antonio@tradeclubenetwork.com WhatsApp: 55-21-98117-2011
http://www.tradeclubenetwork.com

Deixe uma resposta

Top