Você está aqui
Home > Gestão > É HORA DE COMEÇAR A PLANEJAR O ANO DE 2017…

É HORA DE COMEÇAR A PLANEJAR O ANO DE 2017…

O início de um planejamento deve ser estabelecido a partir de uma análise do cenário atual da sua empresa e de onde ela quer chegar. É o “pontapé inicial” de uma empresa.

Para organizar melhor a nossa própria vida, nos acostumamos a separar e priorizar atividades e ações que serão realizadas em um dia, mês, ano ou de acordo com a necessidade estipulada. Se essas tarefas forem coordenadas a partir de um planejamento prévio, sem dúvida, serão realizadas de forma mais prática e com resultados.

Realizamos estas ações automaticamente na vida pessoal, como planejar os gastos no supermercado e em viagens, por exemplo. Nas empresas, a lógica também é a mesma.

O início de um planejamento deve ser estabelecido a partir de uma análise do cenário atual da sua empresa e de onde ela quer chegar. É o “pontapé inicial” de uma empresa. O planejamento tem o objetivo de definir metas, tarefas, atribuir funções e apontar, claramente, onde a empresa quer chegar. Esta análise tem a finalidade de apontar e reparar pequenos detalhes que fazem a diferença.

Os objetivos da empresa precisam estar bem definidos para que o planejamento seja elaborado e executado com precisão. E para que isso seja feito, você deve estar envolvido e presente em cada etapa do processo. A partir das ações definidas e do orçamento estabelecido, tudo é conectado chegando ao planejamento final, que será aprovado em reunião entre os demais colaboradores da empresa.

O importante é que saber que não basta apenas planejar, mas sim que há a necessidade de acompanhar o desenvolvimento do trabalho. Desta maneira, você saberá se a empresa está na direção correta e se obterá os resultados projetados.

Para a execução de qualquer planejamento, dois pontos merecem destaque: a administração e a motivação dos colaboradores. Assim, para que uma gestão seja bem sucedida, deve-se priorizar o bem-estar e a satisfação dos colaboradores. Eles são peças-chave para atingir as metas traçadas.

Obviamente que, sem trabalho, não chegamos a lugar nenhum. No entanto, o sucesso está na convergência do modelo de negócio x pessoas x modelo de gestão. A busca do alinhamento e da identidade da organização com base nestes itens faz com que a empresa amadureça e cresça de forma sustentável.

O modelo de gestão deve estar alinhado para atender todas as demandas do planejamento. Não adianta um planejamento agressivo se a gestão, e os colaboradores da empresa, mantiverem um modelo conservador.

Nestas circunstâncias, a empresa poderá obter um crescimento acima da média de empresas convencionais que, muitas vezes, não dão a devida importância para estes aspectos.

No processo de elaboração do planejamento é possível distinguir os seguintes passos:

estruturaplanejamento

Seguindo o planejamento e adaptando uma gestão moderna adequada ao perfil do negócio, qualquer empresa, sem dúvida, se destacará frente à concorrência. E o sucesso poderá ser medido por meio de pesquisas referente ao índice de satisfação de clientes e colaboradores e os próprios resultados oficiais de balanço da empresa.

Elaborar um excelente planejamento, com certeza, você irá fazer a diferença no mercado, pois boas metas e objetivos, e a busca ordenada à consecução, deve ser rotina na vida da empresa, rompendo paradigmas e solidificando novos modelos de gestão empresarial.

facebook-profile-picture
Antonio Moreno
"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem" Consultoria e Assessoria. CEO do Grupo Tradeclube Soluções. E-mail: antonio@tradeclubenetwork.com WhatsApp: 55-21-98117-2011
http://www.tradeclubenetwork.com

Deixe uma resposta

Top