Como prospectar clientes através do Marketing Digital

Atrair a atenção do consumidor e encantá-lo com viagens e roteiros incríveis se tornou um processo mais difícil e muito mais lento. Mas, não significa que seja impossível.

Entretanto, a internet proporciona múltiplas possibilidades de conquistar novos clientes e, com o conhecimento de algumas dicas de marketing digital, a crise, pode sim, ser driblada e conceder oportunidades de crescimento.

Então, como fazer a diferença em suas campanhas digitais?

Você pode fazer a melhor campanha visual da história do turismo, mas se ela não despertar emoção e sensações positivas em seu prospect (potencial cliente), esqueça qualquer negócio que pretenda fechar.

Na maioria das vezes, quando pensamos em viajar estamos planejando fazer isto em conjunto com a família, amigos e/ou parceiros(as). Assim sendo, imagens e vídeos que despertem a sensação de estar mais próximo das pessoas que amamos, conhecendo novos lugares e compartilhando bons momentos, serão mais bem absorvidos e calculados por nós. Isto ajudará (e muito) sua marca na hora de atrair a atenção do prospect e, quem sabe, influenciar na decisão de compra.

Lembre-se que o foco dos seus produtos e serviços para os consumidores deverá estar centrado em uma abordagem para o ‘ser humano’.

O e-mail marketing talvez seja o meio mais utilizado. Contudo, o segredo não está somente no conteúdo e no poder de persuasão de cada campanha, mas também bastante conectado à segmentação do seu público. De que adianta enviar uma campanha maravilhosa sobre uma viagem a Londres para quem está propenso em conhecer o Japão?

Claro que, este tipo de informação nunca cai do céu e necessita-se de técnicas que coletem os dados necessários para esta seleção de conteúdo. É neste ponto que lembramos o quanto oferecer conteúdos como: acesso a publicações, revistas digitais e vídeos sobre certos destinos, podem auxiliar na prospecção de dados do usuário através das famosas landing pages ou do google analytics.

Saber com qual público está lidando é extremamente importante para investir esforços e ser mais assertivo na hora da venda. A segmentação pode ser um fator determinante no sucesso de campanhas de marketing digital.

Quando o assunto é viajar, a decisão de compra pode ser feita a qualquer momento do dia. E, quando estamos em uma rede social, site ou blog, a divulgação de um roteiro com o qual nos identificamos atrai imediatamente a nossa atenção. Além disto, para manter um ótimo relacionamento e criar campanhas dinâmicas e que realmente causem motivação de compra, é necessário utilizar tudo o que você tem no âmbito digital.

Utilize as plataformas disponíveis para criar uma esfera que envolva o consumidor por meio de campanhas via e-mail, mensagens, revistas digitais e que tenham publicação constante e integrada com as redes sociais. O turista não quer somente desvendar e chegar a novos horizontes, mas também ser alcançado pelo agente de viagens que possui uma ótima proposta na mão. Conhecer seu cliente sabendo que ele é multicanal e será mais bem abordado por múltiplas plataformas é prenúncio de sucesso.

Estar presente na internet pode ser significativo para os resultados de conversão, engajamento e vendas. O relacionamento com o consumidor é essencial, e informá-lo constantemente aumenta o senso de segurança e confiança deste cliente.

Todo mundo gosta de saber o quão importante é para a empresa que escolheu e ser presente é demonstrar este cuidado ao seu cliente. Por exemplo, avisar por mensagem sobre o horário que o transporte chegará ao hotel para levá-lo em uma visita a um museu, mostra o cuidado que sua marca tem em criar uma melhor experiência de viagem.

No marketing digital, personalizar o conteúdo é indispensável para criar uma conexão mais forte com o consumidor. Todos nós costumamos ler o que nos é diretamente endereçado, ainda mais quando percebemos que a marca teve o cuidado de nos enviar exatamente o tipo de promoção que gostaríamos de receber.

É importante que todo o conteúdo seja minuciosamente escrito para cada grupo segmentado em suas campanhas ou, no momento em que seu cliente já está viajando, é interessante receber uma mensagem personalizada para cada etapa e atividade da viagem.

Vídeos costumam conquistar as pessoas por sua consistência visual e, no caso de novos lugares, desperta mais facilmente o desejo por viajar e viver novas aventuras, do que uma foto em um e-mail ou um texto explicativo.

Então, tenha um canal no YouTube ou no Vimeo e aproveite para publicar depoimentos de clientes, uma pequena série de curiosidades sobre os locais onde você oferta roteiros e/ou, até mesmo, algumas questões burocráticas que a maioria das pessoas tem dúvidas. Se puder veicular registros de viagens produzidos pelos próprios clientes, melhor ainda, pois isto ganha ainda mais credibilidade e confiabilidade por parte de seu prospect.

A qualidade do conteúdo a ser postado é o que constrói a conexão entre consumidor e marca. Dentre às diversas opções de pacotes e destinos, buscar informações em blogs, fóruns e fanpages é a primeiro ação de muitos consumidores. Portanto, atualizar publicações relevantes com certa frequência em horários e dias pré-determinados acaba por criar um hábito nos leitores e faz com que fiquem mais assíduos aos seus materiais.

Mas fique atento porque a internet causou uma revolução em nossas vidas e lidamos com novas gerações e suas respectivas linguagens, expectativas e anseios. Por isso, campanhas personalizadas por idade, gênero e região pode ser uma opção válida a ser inserida nas suas estratégias digitais.

Agora que você já sabe, aplique estes conhecimentos, aumentando a presença na internet e gerando cada vez mais leads e conversões para a sua marca.

 

 

facebook-profile-picture

Acredito que qualquer pessoa tem a capacidade de realizar seus sonhos. Para isso, é preciso buscar informação e orientação. Esse é o meu foco principal. Ajudar os que procuram, através da capacitação, o seu desenvolvimento profissional e empresarial para alcançar os seus objetivos.

Deixe uma resposta