Você está aqui
Home > Carreira > Criando o seu Posicionamento no Mercado

Criando o seu Posicionamento no Mercado

Continuando com o artigo Novos Desafios dos Agentes de Viagens, hoje escrevo uma dica muito importante que é sobre como ter um Posicionamento no Mercado…

Achar o seu espaço em um mercado onde a concorrência é cada vez mais feroz e vende os mesmos produtos e serviços e com as mudanças cada vez mais rápidas e as suas novas tecnologias, é o Santo Graal ter uma estratégia de posicionamento.

Imagem Reprodução
Imagem Reprodução

A dificuldade de se fazer ouvir em uma sociedade super comunicativa e barulhenta onde encontramos muitas empresas e produtos demais, ter um Posicionamento é encontrar brechas, lacunas, no mercado e na mente do consumidor, que possam ser preenchidas, e a partir daí criar uma estratégia de posicionamento, ou seja, criar uma posição dentro da mente das pessoas, pois a única realidade que conta é a que está na mente das pessoas.

Para alcançar os seus objetivos de fazer uma mente aceitar a sua mensagem é imprescindível que você aceite a premissa de que você está errado e o receptor é que está certo. Em outras palavras, não procure solução no seu produto ou serviço e nem na sua própria mente, pois a solução só pode ser encontrada na mente do cliente. O que importa é o que e como o cliente percebe a sua prestação de serviços.

A única forma de encontrar e ocupar um espaço na mente das pessoas é concentrar-se na solução de um problema e/ou permitir a realização de um desejo. Então, a lógica é:

  1. Encontre um problema para resolver;
  2. Crie uma solução;
  3. Receba por isso.

A primeira meta a ser feita é identificar o que já existe dentro da mente do cliente. Portanto, observe e analise a mente do seu público alvo, encontre a brecha que você quer ocupar e trabalhe com persistência até o espaço ser seu.

A comunicação é o fator mais importante na nossa sociedade, tudo é possível com ela a seu favor. Uma comunicação de sucesso acontece quando você consegue envolver o cliente a responder as seguintes perguntas:

O que leva o cliente a comprar comigo?
Estou atendendo o cliente do jeito que ele gostaria de ser atendido?
Quais são os influenciadores de compra do meu cliente?
Os meus produtos e serviços estão baseados na experiência do cliente?
Quais são os meus pontos positivos e negativos no atendimento ao meu cliente?
Como eu quero ser lembrado pelo meu cliente?

Construir a sua Estratégia de Posicionamento não acontece da noite para o dia, é uma jornada de longo prazo, por isso deve ser muito bem pensada antes de começar. E não tente enganar o cliente. O seu atendimento não é um debate. Ele deve ser uma sedução.

Quando conseguir encontrar a lacuna na mente das pessoas, você vai precisar afiar a sua mensagem para que ela penetre nesta lacuna e que exigirá de você muita persistência e muito foco, pois mudanças de rumo podem jogar todo o seu trabalho fora. Portanto, fique atento. Você jamais pode esquecer-se do que levou a atingir o sucesso.

Nos próximos posts passarei informações e dicas importantes sobre novos métodos, novas ferramentas, comportamento do consumidor, novas tendências etc. Portanto, convido você, agente de viagens, para participar dessa jornada. Sua opinião, suas ideias serão muito bem-vindas para que juntos possamos debater as melhores soluções para, definitivamente, mostrarmos a importância de nossa posição perante o consumidor e ao mercado de turismo.

Até lá!

facebook-profile-picture
Antonio Moreno
"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem" Consultoria e Assessoria. CEO do Grupo Tradeclube Soluções. E-mail: antonio@tradeclubenetwork.com WhatsApp: 55-21-98117-2011
http://www.tradeclubenetwork.com

Deixe uma resposta

Top