Você está aqui
Home > Carreira > Criando a sua Autoridade junto ao Mercado Turístico – Parte 1

Criando a sua Autoridade junto ao Mercado Turístico – Parte 1

Você precisa criar uma imagem de Autoridade, você precisa ter um Posicionamento no mercado e na mente das pessoas. Entenda isso agora, ou você irá amargar resultados medíocres.

Nos artigos anteriores, Os Novos Desafios dos Agentes de Viagens e  Criando o seu Posicionamento no Mercado, falei um pouco sobre os novos desafios que estamos enfrentando e comecei a falar sobre a nova postura que devemos ter diante do mercado de turismo e seus consumidores. E continuando, hoje vou falar sobre a importância da Autoridade para que você obtenha melhores resultados em sua carreira e, automaticamente, melhores benefícios financeiros.

No mercado turístico (como também em todos os setores da economia), existem agentes de viagens ruins, bons, ótimos e picaretas. Ter uma imagem positiva perante os seus consumidores, seus fornecedores e com todo o trade turístico, atualmente, será o seu grande diferencial para a sua carreira no turismo.

Já imaginou você sendo:

  • Mais respeitado(a) pelo mercado turístico;
  • Convidado(a) especial para eventos turísticos;
  • Admirado(a) por profissionais do trade; e,
  • Convidado(a) para fechar novas parcerias.

O primeiro e mais importante passo é tomar a seguinte decisão: “Eu serei um Agente de Viagens especializado na Consultoria e Assessoria em Viagens e reconhecido como tal”. Lembre-se, ou você grava seu nome na mente das pessoas ou você não irá colher bons resultados…

A falta de um posicionamento é um dos grandes responsáveis por fracassos profissionais. Existem pessoas que querem ser tudo, falam sobre todos os assuntos, mas acabam não sendo reconhecidas por nenhum.

A primeira etapa para você começar a dar início ao seu Plano de Construção de Autoridade é entender “Quem é o atual profissional Agente de Viagens”.

Peça fundamental na máquina que movimenta os negócios turísticos, nós somos vistos, tradicionalmente, como profissionais que vendem produtos e serviços turísticos.

Mas, como já falei, em outros artigos, hoje em dia nossas funções vão muito além, e incluem atuar como Consultores e Conselheiros, ajudando o consumidor a escolher o destino da viagem, com informações detalhadas sobre o local a ser visitado, o roteiro, os costumes locais, o clima, a roupa adequada, o câmbio, a situação política do local e tudo mais que possa influenciar na viagem.

E as informações devem ser autênticas, e não maquiadas, como por exemplo: você ouviu falar. Isso pode levar o viajante a achar que houve propaganda enganosa e acarretar prejuízos para a sua imagem (lembre-se que uma atitude negativa é mais comentada do que uma atitude positiva). Portanto, conhecer bem os detalhes da viagem e saber harmonizá-los com as necessidades e ao perfil do consumidor é um grande diferencial de vantagem. O consumidor satisfeito é a mais eficaz propaganda para o seu negócio.

Para ser bem-sucedido em qualquer venda, é preciso que você seja atencioso(a). Clientes precisam ter a certeza de que estão sendo ouvidos. E isso vale tanto para contatos diretos quanto para os indiretos, mediados pela internet. Nesse caso, o melhor que se pode fazer é nunca deixar a mensagem do cliente sem resposta. Lembre-se que ele não enviou uma mensagem somente para você, e sim, para outros agentes de viagens. Procure sempre responder o mais rápido possível.

A fidelidade do consumidor dependerá muito do bom atendimento recebido e da rapidez em resolver as suas dúvidas ou os problemas que surgiram durante a sua viagem.  E coloque-se sempre no lugar do cliente. Ele pode não saber direito o que quer, mas espera ser compreendido mesmo assim.

Outras dicas importantes são as Regras de Ouro do Atendimento, mas essa informação ficará para o próximo post…

Convido você, agente de viagens, para participar dessa jornada. Sua opinião, suas ideias serão muito bem-vindas para que juntos possamos debater as melhores soluções para, definitivamente, mostrarmos a importância de nossa posição perante o consumidor e ao mercado de turismo.

Até breve!

facebook-profile-picture
Antonio Moreno
"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem" Consultoria e Assessoria. CEO do Grupo Tradeclube Soluções. E-mail: antonio@tradeclubenetwork.com WhatsApp: 55-21-98117-2011
http://www.tradeclubenetwork.com

One thought on “Criando a sua Autoridade junto ao Mercado Turístico – Parte 1

Deixe uma resposta

Top