Você está aqui
Home > Carreira > Criando a sua Autoridade junto ao Mercado Turístico – Parte 5

Criando a sua Autoridade junto ao Mercado Turístico – Parte 5

Hoje, a coragem de rever certezas e questionar verdades é que separa os profissionais que têm futuro dos que jamais chegarão lá.

A capacidade de visão e adaptação é o que divide os vitoriosos dos derrotados e os vencedores dos vencidos. Adaptabilidade é o nome do jogo.

Continuando as informações do último artigo Criando a sua Autoridade junto ao Mercado Turístico – Parte 4, hoje são duas, as perguntas que nós temos que responder: Como começar a criar uma imagem de um especialista em consultoria e assessoria em viagens? Como chamar a atenção dos consumidores?

Então, chegou o momento de criar estratégias fundamentais para marcar a sua presença na Internet e, definitivamente, construir um posicionamento e a sua Autoridade perante aos seus atuais e futuros clientes.

Lembra-se da última pesquisa do último artigo? O estudo também mostrou que entre as novas gerações (millennials), o Facebook (15%) e o Instagram (13%) são as redes mais populares, seguido por sites de viagens (12%) e o Youtube (12%). Já alguns entrevistados de outra geração têm preferência por portais especializados (16%), seguido pelo Facebook (15%) e Instagram (9%).

Muitos agentes de viagens são amigos de centenas ou milhares de pessoas ao redor do mundo as quais nunca se encontraram pessoalmente, mas tem interações diárias no Instagram, Snapchat, Youtube, Whatsapp, Facebook e Blogs.

O networking tem tomado um novo e mais expansivo significado para os profissionais de viagens. A velocidade das mudanças se tornou exponencial e a informação e a comunicação evoluem na mesma velocidade.

Portanto, você não pode abdicar da tecnologia. Os meios digitais mudaram a nossa relação com o consumidor/cliente e temos que utilizá-la sempre que possível como base de atuação, informação e comunicação, porque a recepção não é mais passiva, é interativa e ágil. E a nossa comunicação com a rede de amigos (atuais e futuros clientes) tem que ser mais rápida e flexível.

Então, inicie uma nova presença online pelo seu perfil no Facebook. Comece a compartilhar conteúdos relacionados à sua atividade para que as pessoas percebam que você entende e se interessa pelo assunto. Com o tempo, você será capaz de tecer os seus primeiros comentários e irá saber quais são os conteúdos que mais fazem sucesso (curtidas e comentários) no seu perfil.

Crie um Blog. Como já falei anteriormente, com a internet e o amplo acesso às informações, os consumidores/clientes estão buscando mais informações sobre o destino pretendido para planejar e decidir a viagem. É aí que entram os blogs de viagem e turismo. Neles, você pode compartilhar suas experiências sobre os destinos, dos passeios à gastronomia. Segundo pesquisa da Associação Brasileira dos Blogs de Viagem (ABBV), em relação à escolha do destino e ao planejamento de viagens, 70% dos viajantes pesquisam em blogs de viagem e turismo. Outro detalhe importante é que você poderá fazer parcerias com a intenção de divulgar e promover produtos, serviços ou marcas.

Crie ações no Youtube. Todos os dias, milhares de vídeos são postados em formatos curtos (no máximo 3 minutos) e sem muita produção, a maioria com o próprio dono apresentando e mostrando as suas próprias ideias. Normalmente, este formato gera muitas visualizações e seguidores fiéis (possíveis futuros clientes) e, às vezes, acaba atraindo publicitários e o próprio Youtube. É aí que a brincadeira de fazer vídeos pode virar um negócio bem lucrativo.

Isso é possível, mas é preciso cuidar de alguns detalhes essenciais. Comece fazendo minivídeos sobre destinos, seus produtos e serviços; abuse da sua criatividade pensando sempre em algum diferencial; escolha o melhor método para desenvolver qualquer assunto diante de uma câmera: crie um roteiro, escreva tópicos para lembrar dos assuntos a serem tratados, ou seja, o que funcionar melhor para você.

Escolha um dia da semana e se organize para postar em suas redes sociais. Com o tempo, você poderá aumentar a sua produtividade, mas só não deixe de cumprir as datas que você estabeleceu. Essas interações são importantes e essenciais que podem levar informações que despertem o interesse de um potencial cliente.

Na maioria das vezes, quando as estratégias de relacionamento são utilizadas de maneira convincente e assertiva, o cliente pode se tornar um fã e um defensor de sua marca (você!). Com esses tipos de ações você criará mais confiabilidade e identificação por parte do consumidor/cliente e isto só tem a agregar em suas metas institucionais e comerciais, obtendo melhores resultados.

Espero que você tenha gostado de minhas dicas. Quer sugerir algum assunto para ser abordado aqui? Encaminhe um comentário ou sugestão. Em breve esse conteúdo poderá ser postado.

Obrigado por sua atenção e até o próximo post. Até lá!

facebook-profile-picture
Antonio Moreno
"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem" Consultoria e Assessoria. CEO do Grupo Tradeclube Soluções. E-mail: antonio@tradeclubenetwork.com WhatsApp: 55-21-98117-2011
http://www.tradeclubenetwork.com

Deixe uma resposta

Top