Você está aqui
Home > Dicas > Dicas sobre a Copa das Confederações 2013 – Rio de Janeiro

Dicas sobre a Copa das Confederações 2013 – Rio de Janeiro

Copa-das-Confederações-2013

Começou a contagem regressiva. A poucos dias da Copa das Confederações, a competição que reunirá oito seleções entre os dias 15 e 30 de junho no Brasil, ofereço para você, agentes de viagens, informações para orientar os seus passageiros sobre as opções de lazer, trajetos e serviços das seis cidades-sede que vão receber a prévia para o maior evento de futebol do mundo, a Copa da Mundo de 2014. A Copa das Confederações reunirá as seleções campeãs de cada continente e será a primeira chance de ver de perto as principais estrelas do futebol mundial desfilando habilidades nos nossos novos estádios. É a oportunidade certa para unir a paixão nacional, o futebol, com a vontade de viajar e conhecer a diversidade do Brasil.

riodejaneiro

Rio de Janeiro – Palco da grande final

O Rio de Janeiro é a essência do futebol brasileiro, com pessoas jogando bola em cada canto da cidade, em ruas, parques ou praias. Nada mais natural que seja o celeiro de uma infinidade de craques que já brilharam com a camisa da seleção brasileira. O Rio de Janeiro merece destaque em outro aspecto: sua gente. O carioca é um povo diferente. A cidade tem bom humor e você se sente em casa assim que pisa na terra abençoada pelo Cristo Redentor.

Com tamanha beleza, é difícil não rir a toa e ficar de bem com a vida. Além dos clássicos pontos turísticos – todos imperdíveis -, o destino oferece tudo que você quiser e mais um pouco. Em termos de diversão, o Rio está entre as cidades brasileiras com maior variedade de lugares e programas.

Atrativos turísticos da capital

O Rio tem algumas das mais belas praias do mundo, como as de Copacabana e Ipanema.Para tirar fotos ou tomar uma água de coco apreciando a vista do Morro da Urca, os points são o Aterro do Flamengo e a Enseada de Botafogo. Há quem pense que o lazer no Rio de Janeiro se restringe às praias. Mais há muito mais a se fazer.

Uma visita ao Jardim Botânico é uma boa dica. O local reúne oito mil espécies de flores e plantas do Brasil e do mundo, palmeiras imperiais centenárias. Outra opção é ir ao Centro Histórico. Da Igreja da Candelária até a Praça Quinze, há vários Centros Culturais. Há o Centro Cultural Banco do Brasil, a Casa França Brasil, o Centro Cultural dos Correios e o Paço Imperial, além de bons restaurantes nas ruas do Mercado, do Rosário e do Ouvidor.

A viagem de bondinho até o Pão de Açúcar oferece bela vista da cidade. Faça o passeio ao pôr-do-sol, se puder. A visita ao Cristo Redentor também não pode ficar de fora do roteiro.

Depois de curtir o dia, prepare-se para a noite carioca. A Lapa, conhecido bairro boêmio da cidade, é uma opção para quem gosta de desfrutar das melhores casas de samba do Rio de Janeiro. Lá o burburinho das ruas se transfere para o interior das diversas casas noturnas. Os tradicionais bares que animam a vida boêmia do local se estendem principalmente pela Avenida Mem de Sá e pela Rua do Lavradio, as duas vias mais movimentadas durante a noite.

lapa

Bem perto dali está o charmoso bairro de Santa Teresa, um atrativo à parte. Pólo artístico e intelectual de ruas estreitas, casarões antigos e muitas atrações culturais. O fato de ser frequentado por escritores, fotógrafos, artistas plásticos, jornalistas e pessoas descoladas em geral já vem de muito tempo. Santa Teresa serviu de cenário para grandes romances da literatura brasileira. O bairro oferece muitas opções de restaurantes, bares e cafés.

maracana

Partidas

Está reservada ao estádio mais famoso do mundo a decisão da Copa das Confederações de 2013. O Maracanã receberá no dia 30 de junho, às 19 horas, as duas seleções com chances de erguer a taça. A arena do Rio de Janeiro receberá outras duas partidas pela primeira fase. Em 16 de junho entrarão em campo, às 16 horas, o México, campeão da Copa Ouro da Concacaf, e a Itália, vice-campeã européia. As equipes são do grupo do Brasil. O confronto será válido pela primeira rodada da chave A. A partida seguinte no estádio será entre Espanha, atual campeã mundial e vencedora da Eurocopa, e Taiti, que levantou a taça da Copa das Nações da Oceania. O jogo é válido pela segunda rodada e está agendado para 20 de junho, às 16 horas.

Infraestrutura

No Rio de Janeiro, será implantado um sistema de Bus Rapid Transport (BRT) ao longo de vias com elevado volume de viagens de ônibus, ligando o Aeroporto Internacional Tom Jobim à Barra da Tijuca, passando pela Penha. Em sua concepção geral, o Corredor Transcarioca será um sistema tronco-alimentador, com estação central e ônibus com porta à esquerda, segregado do tráfego geral, com interrupções nos cruzamentos. Nas linhas expressas, existe a possibilidade de ultrapassagem nas estações. Batizado de Transcarioca, o BRT acompanhará um trecho de 39 km e diminuirá em até 60% o tempo gasto no trajeto. As obras começaram em março de 2011. A via beneficiará 400 mil pessoas por dia. A previsão de conclusão é dezembro de 2013.

Informações turísticas

Site oficial: http://pt.fifa.com/confederationscup/

Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro

Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro

Fonte: Folha do Turismo – março/abril – 2013

facebook-profile-picture
Antonio Moreno
"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem" Consultoria e Assessoria. CEO do Grupo Tradeclube Soluções. E-mail: antonio@tradeclubenetwork.com WhatsApp: 55-21-98117-2011
http://www.tradeclubenetwork.com

Deixe uma resposta

Top