Você está aqui
Home > Dicas > Dicas sobre a Copa das Confederações 2013 – Salvador

Dicas sobre a Copa das Confederações 2013 – Salvador

ssa

Primeira capital do Brasil, Salvador é um mosaico de raças, culturas, credos e sabores: tem raízes portuguesas, indígenas e africanas, o que se reflete em suas manifestações artísticas e culturais – em especial na música – e em sua culinária incomum à base de temperos fortes. O carnaval e as festas religiosas são grandes atrativos e convivem em harmonia, tanto quanto o catolicismo e o candomblé, duas das variadas religiões seguidas pelos baianos.

Atrativos Turísticos da Capital

Salvador é conhecida como a Terra da Alegria. Além do carnaval, famoso pela grandiosidade e seus sete dias de folia, o destino mantém durante todo o ano, o espírito perfeito para quem quer sair da rotina. Festas, belezas naturais e históricas, além de uma cultura efervescente são os resultados da colcha de retalhos que deu origem à cidade – colonizada especialmente por portugueses e descendentes de escravos. Sendo assim, quem visita a capital baiana pode optar por programas variados: pegar uma praia, fazer um passeio histórico, realizar compras ou curtir bons restaurantes.

Na cidade convivem pacificamente o catolicismo e o candomblé, que se apresentam lado-a-lado nas manifestações religiosas que ocorrem durante todo o ano. A lenda é de que Salvador tem 365 igrejas, ou seja, uma para cada dia do ano. Ao mesmo tempo, abriga alguns dos terreiros de candomblé mais famosos do mundo, como o Gantois. A gastronomia também é influenciada pela origem africana da cidade e traz à mesa as cores e os cheiros do acarajé, moquecas e ensopados.

Os casarões históricos são uma atração à parte. O Pelourinho, Patrimônio Histórico da Humanidade reconhecido pela Unesco, reúne centenas de casas históricas, que inclusive foram repaginadas. O zumbido no ouvido, do berimbau, anuncia a chegada ao Pelourinho, palco dos Filhos de Gandhy e Olodum. O visual é todo colorido e abriga a Fundação Casa de Jorge Amado, o Museu da Cidade e a Igreja de São Francisco.

Por suas ruas de pedra é possível entrar em contato com a história da cidade e do Brasil, que teve a escravidão como um dos pilares do início do seu desenvolvimento. Em cada uma das ruelas do bairro, artistas e populares mostram um pouco da criatividade e talento do povo baiano.

A orla traz opções de divertimento, seja em uma barraca na beira da praia, seja nos restaurantes instalados na Marina da cidade – que proporcionam belos cartões postais. A praia mais famosa é o Porto da Barra, no bairro da Barra, que reúne moradores e turistas em busca de banho de mar calmo e de água quente. A imagem do Farol da Barra talvez seja, ao lado do Elevador Lacerda, uma das mais conhecidas em Salvador.

ssa1

Responsável pela ligação entre a Cidade Baixa, e a Cidade Alta,, o Elevador Lacerda não se transformou em cartão-postal da cidade á toa: oferece a vista panorâmica da Baía de Todos os Santos com seus 72 metros de altura. Outro ponto muito conhecido da capital baiana é o Mercado Modelo, onde o turista pode comprar souvenires, experimentar a comida típica feita pelas baianas ou explorar os túneis do subsolo que serviram para armazenar vinhos ou para guardar os escravos recém-chegados da África na época do Brasil-Império.

O Dique do Tororó, morada de Oxum, orixá da água doce -, com visitas regulares dos adeptos do candomblé, também é uma atração à parte. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o lago possui 110 mil metros quadrados de espelho d’água e uma área de 25 mil metros quadrados no entorno. Em 1998 passou por uma grande reurbanização e ganhou equipamentos de lazer e esporte, anfiteatro, restaurantes e 12 esculturas de orixás.

Arredores

Desde os anos 70, quando Trancoso foi descoberta pelos hippies, até hoje, o cenário pouco mudou pouco. As praias continuam tranquilas, as casas da praça central da vila seguem bucólicas e coloridas. Entretanto, a cidade oferece serviços de categoria cinco estrelas, atraindo turistas em busca de descanso e conforto. O centrinho do vilarejo – conhecido como Quadrado – reúne lojas de grife e restaurantes finos, além de ser fechado para passagem de carros.

ssa2

Aproveite para conferir as vilas ao redor de Trancoso. Uma caminhada de três horas te leva a Arraial d’Ajuda, rodeada pela Mata Atlântica e repleta de praias de águas mornas. São quase 18 quilômetros de litoral coloridos por recifes que formam piscinas naturais na maré baixa. Por lá, vale conhecer a igreja de 1549 e as ruas Bróduei e Mucugê, no centro da aldeia, conhecida como “o cantinho do mundo” por receber gente de todos os lugares. Já na praia do Espelho, aproveite os bares que espalham grandes almofadas pelos gramados com coqueiros.

COL VERAO 10 BAHIA ED 133-A

A cidade de Ilhéus é o pedacinho de terra de dois grandes reis baianos: Jorge Amado e o cacau. A história de um é contada pelo outro: os romances do escritor brasileiro deram reconhecimento para a cidade que tem a maior costa litorânea do estado da Bahia. A cidade apresenta aos turistas pontos que antes eram imaginados apenas nos livros de Jorge Amado. Um exemplo é o bar Vesúvio, que tem em suas paredes a imagem de Gabriela e, entre os seus quitutes, o famoso quibe. O segundo rei de Ilhéus, o cacau, fez da cidade a maior exportadora mundial da especiaria durante o Brasil Colônia. A herança do cultivo é vista e admirada nos casarões, palacetes e arquitetura da cidade. Uma simples caminhada pelas ruas de Ilhéus levam a imaginação para a época das capitanias hereditárias. Viajar para lá é garantia de diversão nas praias, de passeios inesquecíveis no centro histórico, de comidinhas deliciosas do povo baiano e de conforto turístico como o que é desfrutado em grandes destinos internacionais.

Partidas

Salvador terá três partidas da Copa das Confederações. Duas são pela fase de grupos. Na segunda rodada, duas equipes do grupo B vão se enfrentar no dia 20 de junho, quinta-feira, às 19 horas. O jogo será entre o Uruguai, campeão da Copa América, e a Nigéria, vencedora da Copa Africana de Nações. O próximo jogo na Arena Fonte Nova contará com a participação da Seleção Brasileira, que jogará contra a Itália no sábado 22 de junho às 16 horas. A partida será válida pela última rodada da fase de grupos. A capital baiana também sediará a disputa do terceiro lugar do torneio. O jogo acontece no último dia de competições, 30 de junho.

Infraestrutura

Estão previstas reformas no Aeroporto Internacional, que incluem ampliação do estacionamento e pátio de aeronaves, reforma e adequação do Terminal de Passageiros, além de intervenções na torre de controle. Um novo terminal de passageiros também será construído no Porto de Salvador. Os projetos também propõem um conjunto de investimentos em infraestrutura viária e equipamentos urbanos, para a configuração de um novo Sistema Integrado de Transporte Metropolitano. Este sistema vis ampliar a acessibilidade e fluidez à malha viária urbana e metropolitana existente. O recorte prioritário de implantação do Programa propõe qualificar a RMS e a Cidade de Salvador para a Copa em 2014, e tem como prioridade a implantação de corredores de transporte metropolitano de alta capacidade com veículos sobre pneus, na RMS, entre Lauro de Freitas e Salvador.

Informações Turísticas

Empresa Salvador de Turismo (Saltur)

Prefeitura de Ilhéus

Fonte: Folha do Turismo – março/abril – 2013

facebook-profile-picture
Antonio Moreno
"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem" Consultoria e Assessoria. CEO do Grupo Tradeclube Soluções. E-mail: antonio@tradeclubenetwork.com WhatsApp: 55-21-98117-2011
http://www.tradeclubenetwork.com

Deixe uma resposta

Top