Você está aqui
Home > Artigos > Estratégias de Turismo Online – Compras Coletivas

Estratégias de Turismo Online – Compras Coletivas

comprascoletivas

Acompanhando as mudanças do mercado, as empresas de turismo ganharam mais um ambiente competitivo, a internet. E não estar presente neste ambiente significa perder espaço para o concorrente. A internet está aí e junto com ela temos um novo consumidor que está plugado 24 horas por dia e quer saber de imediato sobre preço, condições de pagamento, disponibilidade, produtos equivalentes etc e tal. Então, com este ambiente atual é imprescindível que toda empresa de turismo crie uma estratégia neste mundo virtual.

E algumas empresas de turismo estão investindo no conceito de compras coletivas, setor que gera forte desconfiança e polêmica entre muitos profissionais e empresas de turismo.

E o nosso objetivo é proporcionar um maior entendimento sobre este conceito para aqueles que ainda não conhecem ou que continuam desconfiados ou para aqueles que não têm disponibilidade de recursos para implantar um sistema online para a captação de novos clientes e consequentemente, o aumento de sua receita. Portanto, ter uma participação mais ativa neste maravilhoso mundo que é a Internet através das compras coletivas pode ser uma boa opção estratégica.

Alguns sites de compras coletivas argumentam que seus negócios são muito mais ferramentas de marketing do que canais de vendas e que, portanto, as promoções devem ser encaradas como um “investimento promocional” e não como custo de venda.

E você acredita que os sites de compras coletivas são ferramentas de marketing? Se você entende “marketing” como um conjunto de esforços produzidos para promover ou vender um produto/serviço, então a sua resposta será que os sites de compras coletivas podem ser considerados como um investimento de marketing. Mas se você espera que esse investimento de marketing produza um efeito de fidelizar o seu novo cliente é melhor buscar outras estratégias, porque o cliente de compra coletiva não busca a fidelização, ele busca apenas a oportunidade de comprar um produto/serviço por um bom desconto. Mas se você precisa aumentar a sua demanda com promoções pontuais de preços, as compras coletivas podem ser uma boa estratégia, principalmente, nos períodos de baixa demanda.

Alguns anos atrás para a empresa oferecer produtos com desconto buscando uma quantidade maior de compradores teria que fazer a divulgação de seus produtos e serviços utilizando os canais tradicionais de comunicação como os jornais, rádio e TV, como também a mala direta e eventualmente o telefone. Você já imaginou o custo de uma campanha deste porte? Sem contar com a lentidão em confeccionar os materiais, o envio da mala direta e o pessoal envolvido? E a receita obtida por uma campanha dessas, cobriria todos os custos?

O conceito é oferecer produtos/serviços com desconto buscando uma quantidade maior de compradores, ou seja, a empresa tem uma menor margem de lucro em cada produto/serviço, porém ganha mais no total em razão da maior quantidade vendida. Esta é uma prática tão antiga quanto o próprio comércio e tornou-se um novo segmento de negócios com um crescimento muito expressivo.

Atualmente este segmento de negócio é denominado Compras Coletivas onde a empresa pode colocar uma campanha no ar em questão de horas, utilizando a internet como um novo canal de comercialização e comunicação e possibilitando o acesso a milhares de clientes potenciais, através do e-mail marketing divulgando produtos/serviços de uma forma ágil, prática e econômica.

Como toda boa ideia o sistema de compras coletivas é simples e benéfico para todos os envolvidos no sistema. O comprador que tem a possibilidade de adquirir produtos com descontos que podem chegar a 80% do valor do produto/serviço. Para o comerciante que alcança rapidamente um grande volume de clientes e que muitos dos quais poderão retornar e ao próprio site de compra coletiva que tem um bom lucro com a receita obtida nas vendas dos produtos/serviços.

O sistema funciona da seguinte maneira: você contrata um site de compras coletivas para divulgar o seu produto/serviço com um expressivo desconto; o site de compra coletiva divulga a oferta para seus usuários cadastrados, que também ajudam a divulgar convidando conhecidos. A oferta fica disponibilizada por um tempo determinado e se, durante esse período, o número mínimo estabelecido for alcançado, todos os compradores recebem um cupom do site dando direito à compra com o desconto. A promoção continua até atingir o prazo de validade estabelecido.

O sistema tem sido muito bem recebido pelos internautas por possibilitar a compra de inúmeros produtos a um preço muito especial o que traz um bom volume de compradores para os anunciantes. O processo pode se diferenciar um pouco entre um site de compra coletiva e outro, mas de maneira geral é uma estratégia simples e que ajuda a roda da economia a girar de forma mais acelerada e lucrativa.

Uma das principais vantagens da compra coletiva é a possibilidade de alcançar consumidores que não atingiria em condições normais e trazê-lo para conhecer o seu produto/serviço em promoção. Além disso, a exposição da sua marca nos anúncios é interessante e da possibilidade de fidelizar novos clientes e maximizar o resultado da campanha.

Algumas dicas para divulgar o seu produto ou serviço no sistema de compras coletivas:

  • Antes de contratar um site de compras coletivas, pesquise e solicite orçamento com pelo menos três sites de compras coletivas de diferentes portes e avalie as propostas
  • Procure anunciar produtos/serviços que possam ser vendidos com um desconto expressivo, mas sem prejuízo para a sua empresa. Pensar nos produtos/serviços complementares àquele que está em promoção também é um fator que aumenta o retorno da campanha.
  • Defina os parâmetros da campanha de compra coletiva junto com a empresa que tem experiência na realização das ofertas bem sucedidas.
  • Prepare-se para atender a demanda mantendo o seu padrão de atendimento. Não é porque o produto/serviço foi vendido a um preço menor que a qualidade do atendimento deve ser alterada. O consumidor online não deixará de ser exigente só porque comprou com desconto. Lembre-se que são potenciais clientes para serem fidelizados, portanto devem receber o que a sua empresa oferece de melhor.

Essa é a essência do conceito de compras coletivas. O sucesso das viagens no segmento é tanto que já há até um portal de vendas coletivas exclusivo que só faz oferta de roteiros, pacotes, hospedagens, passagens aéreas, locação de veículos e produtos relacionados ao universo turístico.

Mas nem tudo são flores e nem sempre o número mínimo de cupons para ativar a venda será atingido e, às vezes, a tão esperada fidelização não acontece. Mesmo para aqueles clientes que usufruíram não somente do desconto, mas também de uma boa experiência. Porque este tipo de consumidor só volta a comprar quando você oferecer outra promoção com desconto. Grande parte deste público simplesmente esquece a sua empresa e buscará outras promoções em outras empresas.

Portanto, antes de você tomar alguma decisão é bom você avaliar todos os prós e contras. Para saber mais sobre a reação de empresas e consumidores se estão ou não felizes, as redes sociais pode ser de grande valia. Fica a dica.

Se você já passou por uma experiência positiva ou negativa, por favor, deixe seus comentários. Sua informação é muito importante.

facebook-profile-picture
Antonio Moreno
"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem" Consultoria e Assessoria. CEO do Grupo Tradeclube Soluções. E-mail: antonio@tradeclubenetwork.com WhatsApp: 55-21-98117-2011
http://www.tradeclubenetwork.com

Deixe uma resposta

Top