Você está aqui
Home > Notícias > Estratégias para o Turismo Online

Estratégias para o Turismo Online

destino 1O turismo cresce no Brasil a cada ano e o facilitador para que mais pessoas entrem nos aviões com destinos nacionais e internacionais é a internet. O turismo on-line ainda não atingiu números expressivos quanto a vendas monitoradas pela e-bit, empresa de pesquisas de e-commerce, mas cresce como fonte de busca de passagens áreas e de comparação de preços de hotéis e de pacotes turísticos.

De acordo com dados da e-bit, o turismo on-line não representa nem 1% do e-commerce brasileiro, mas está em franco crescimento. O comportamento do internauta que busca serviços de turismo é caracterizado pela compra de passagens aéreas. Desde jovens que vão para a Disney até grupos de idosos que viajam pelo país. As diferenças terminam quando se observa que cada vez mais os consumidores compartilham suas experiências na internet e o turismo não foge a esta regra.

Migrar para a web parece ter sido natural para as empresas de turismo. O passageiro hoje, por conta da disposição de informação e de pesquisa na internet, consegue comprar pacotes de viagem para qualquer lugar do mundo, afirma Marcos Piaskowy, professor de fundamentos práticos de marketing da ESPM.

A vantagem da internet em relação às agências é, principalmente, a agilidade. O turista se torna seu próprio agente de viagens porque pode comparar preços e obter informações na tela de um celular. Cinco por cento das transações de viagens são feitas pela internet no Brasil. Na Europa este número chega a 25%. A entrada de novos players no mercado ajudará a trazer mais adeptos ao turismo on-line.

O turista virtual busca passagens aéreas. Um lugar no avião é o que 80% dos internautas mais procuram, seguido pelos pacotes turísticos. O resultado apresentado nesta avaliação mostra que 70% das vendas do portal de turismo são feitas para internautas das classes C, D e E. Neste cenário, o que predomina entre os passageiros é o receio de comprar pela internet ou o de entrar em um avião pela primeira vez e cabe às empresas dar um foco maior neste nicho. Entendemos que a quantidade de usuário dessas classes é maior e a internet deve girar em torno dele. É o momento em que ele está descobrindo o turismo on-line.

Hoje, o papel da internet no desenvolvimento do turismo no Brasil é o de facilitar o acesso de turistas e de prestadores de serviço. Depois que compra o bilhete, o passageiro também pode pesquisar na web onde se instalar.

Fonte: Revista Exame

facebook-profile-picture
Antonio Moreno
"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem" Consultoria e Assessoria. CEO do Grupo Tradeclube Soluções. E-mail: antonio@tradeclubenetwork.com WhatsApp: 55-21-98117-2011
http://www.tradeclubenetwork.com

Deixe uma resposta

Top