Você está aqui
Home > Artigos > Home Office é a melhor opção?

Home Office é a melhor opção?

homeoffice-logo

Quando você decide abrir uma agência de viagens, arcar com os custos de uma sala ou de uma loja pode ser tornar um grande problema. Então, se você tem poucos recursos disponíveis, a melhor solução pode ser basear a sua empresa na sua casa.

O home office ou escritório em casa é uma tendência mundial que passa a ser cada vez mais adotada no Brasil. Com a elevação dos preços dos imóveis e aluguéis nos grandes centros urbanos e o caos no trânsito em nossas cidades, cada vez mais brasileiros optam por montar um escritório em seu próprio apartamento ou casa, reduzindo custos, ganhando tempo de transporte e qualidade de vida.

Abrir uma agência de viagens na residência ajuda o caixa de quem está começando, mas é preciso pesar direito as vantagens e desvantagens de se ter uma empresa dentro de casa.

homeoffice

Oportunidades de se trabalhar em casa

A perda gradual das comissões aéreas e o surgimento de inovações tecnológicas não são fatores suficientes para extinguir as agências de viagens de pequeno porte, mas sim para criar estruturas mais enxutas e expandir o mercado de profissionais independentes. Algumas mega agências brasileiras e internacionais enxugaram a estrutura e criaram ‘filhotes’ – muitos deles consultores independentes – para atender aos diferentes segmentos de mercado. O fenômeno se espelha na tendência da economia como um todo, mas agrada ao empresariado em geral. Enquanto os trabalhadores lamentam a diminuição dos empregos com carteira assinada, as agências de viagens e operadoras podem manter uma estrutura mais enxuta, sem encargos sociais, contando com a terceirização dessas empresas ‘filhotes’ ou de profissionais free-lancers. Um fato interessante é que esse processo de terceirização no turismo mundial, que abastece o mercado com profissionais independentes atuando em suas próprias casas, passa a valorizar o free-lancer, que era visto décadas atrás com desdém pelas grandes agências de viagens brasileiras.

O surgimento da internet permitiu ao pequeno agente de viagens trabalhar em casa sem a necessidade de uma máquina com GDS (sistema de reserva). Basta ele fazer o download do programa e adquirir senha e login para entrar no sistema pela web. Mas somente isso não basta. Se faz necessário a capacitação e a especialização desse profissional “home based”. O fundamental é, sempre, agregar valores nos serviços e integrar as novas frentes tecnológicas para expandir seus negócios.

Antes de tomar uma decisão, leve em conta:

Se a legislação permite que a atividade seja feita em imóvel residencial. Consulte a subprefeitura de seu bairro;

Se você terá tranquilidade para trabalhar sem interrupções. Reúna-se com a família para definir limites de espaço e horário do seu trabalho;

Se você tem uma infraestrutura necessária. Monte a área de trabalho em um espaço isolado e silencioso. Verifique os equipamentos disponíveis como mesas, cadeiras, estantes, um computador, telefone, celular, fax e impressora são suficientes para iniciar as suas atividades. Nada de trabalhar de pijama, sentar-se em qualquer lugar ou improvisar mobílias. Estude inclusive, a altura dos móveis para que tudo seja confortável e não traga problemas de saúde no futuro;

Se você tem disciplina para lidar com prazos e metas sozinho. Ter um horário definido para começar, almoçar e parar suas atividades, é imprescindível, é como se você estivesse mesmo no escritório. E muita atenção para não dispersar. Evitar as pausas desnecessárias aumenta a produtividade. Não dá para visitar a geladeira a cada meia hora. E se você decidir trabalhar no sábado de manhã para fazer compras na sexta-feira à tarde, cumpra sua promessa.

Quais são as Vantagens de ter uma empresa em casa:

  • Diminui os custos fixos, já que não é preciso pagar o aluguel de um imóvel.
  •  Permite maior flexibilidade de horário. É possível adaptar melhor a agenda profissional aos compromissos pessoais.
  •  Evita o estresse do trânsito no deslocamento para o escritório, garantindo maior qualidade de vida e melhor utilização das horas de trabalho.

E quais são as desvantagens de ter uma empresa em casa:

  • Receber clientes no escritório é um problema, pois qualquer contratempo doméstico pode prejudicar a imagem profissional.
  •  A contratação de funcionários deve ser bem pensada, pois pessoas estranhas passarão a ter livre acesso à casa.

Se você é um profissional que sabe apresentar resultados, você se tornará visível mesmo trabalhando em casa. Mesmo assim, é importante aparecer em eventos do seu segmento, visitar alguns fornecedores e clientes e conversar com colegas e amigos do trade turístico. Desta forma, não se sentirá tão isolado do mundo.

facebook-profile-picture
Antonio Moreno
"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem" Consultoria e Assessoria. CEO do Grupo Tradeclube Soluções. E-mail: antonio@tradeclubenetwork.com WhatsApp: 55-21-98117-2011
http://www.tradeclubenetwork.com

Deixe uma resposta

Top