Você está aqui
Home > Empreendedorismo > Identificando uma oportunidade de negócio

Identificando uma oportunidade de negócio

Empreender é um estado de espírito. Empreendedores abrem empresas por diversas razões – por paixão, por necessidade, pela liberdade ou até mesmo por um sonho de vida. 

A vontade é a mola propulsora para a realização de um empreendimento. Ela é que fornece energia para todas as etapas de criação de um negócio e é fundamental na fase inicial onde a busca de informações é fundamental e exige do empreendedor tempo, paciência e desejo de aprender.

É o momento de investir tempo e energia. Assim como o capital financeiro, a força de vontade pode ser entendida como um recurso necessário para a viabilização de empreendimentos. Sem ela a primeira dificuldade pode ser intransponível.

É essa energia, esse espírito empreendedor que leva o indivíduo a superar as dificuldades que surgem pelo caminho, desde a concepção da ideia, passando pelo planejamento, pela implementação e até no gerenciamento do empreendimento.

Não é fácil começar um empreendimento. Em qualquer área que se pretende atuar é preciso muito conhecimento, muita pesquisa e muito planejamento. Junto com isso, é necessário, também, dedicação e esforço do empreendedor para enfrentar os problemas que surgirão nessa trajetória.

Você que está pensando em montar uma empresa, já identificou alguma oportunidade de negócio ou tem apenas mais uma ideia na cabeça? Você deve estar se perguntando e qual é a diferença? O raciocínio é simples: Tem alguém querendo comprar os serviços ou produtos da empresa que você pensa em criar? Quem irá comprar meu produto ou serviço? Por quê? Quantos clientes existem? Como farei com os clientes que já compram no mercado, comprarem da minha empresa? O que preciso fazer para atendê-los? Como fazer negócio com eles? Responder a estas perguntas é o primeiro passo para entender uma oportunidade de negócio.

A busca por essas respostas significa obter informações, fazer visitas e indagações e deve levar o tempo que for necessário para a clareza do potencial comercial de sua futura empresa. É uma fase muito importante, onde a identificação de uma oportunidade, na maioria das vezes, está associada com as necessidades das pessoas ou empresas. É preciso confirmar a existência de interessados em comprar os serviços ou produtos que a sua empresa vai oferecer e por um preço que compense todos os seus custos e dê lucro.

Estou falando da potencial escala de vendas, da estrutura necessária à montagem de uma empresa e que esteja coerente com as expectativas dos clientes e das formas de atraí-los. Realizar esse processo dependerá muito da sua força de vontade e somente ocorrerá se você estiver realmente motivado e determinado a realizar seus propósitos. Se estiver, o início já é bastante promissor.

Então, o segundo passo é verificar se esse mercado em potencial será suficiente para remunerar o investimento que você irá fazer (abertura e legalização da empresa e custo para implantação do negócio), pagar as despesas e ainda gerar lucro. Podemos resumir uma atividade empresarial numa ação final de vender e lucrar. Se você comprovar a possibilidade de vender os serviços ou produtos e de lucrar com isso, então você encontrou uma oportunidade de negócio. Mas, preste atenção: Não basta somente vender. É preciso vender e lucrar.

Muitas reflexões, pesquisas e cálculos serão necessários. Será necessária a realização de alguns exercícios para ver em quanto tempo isso acontecerá e se as suas expectativas serão atendidas. Tudo isso com muito senso de realidade e com simulações otimistas e também pessimistas para que você possa estar preparado para enfrentar situações adversas.

Portanto, se você está com uma idéia na cabeça, cuidado. Antes de dar os passos iniciais para a abertura da sua empresa, planeje-os! Com as informações e experiências adquiridas, nesta etapa, será possível tomar uma decisão mais consciente sobre realizar ou não o investimento. Assim, se a opção for para prosseguir com o início da empresa, começará uma etapa de transformação da visão inicial em realidade, e assim, com maiores chances de dar certo.

Além de uma boa ideia é preciso conhecer o mercado em que pretende atuar. Você terá mais chance de ser bem sucedido se conhecer profundamente o mercado onde pretende atuar. O empreendedor de sucesso sabe todas as variedades e práticas da área em que pretende empreender. Ele entende quais são os clientes, o perfil desses clientes e o problema que essas pessoas têm. Portanto, este será o assunto do nosso próximo artigo. Você conhece o mercado de turismo?

Leia também:

As características de um empreendedor

Você conhece o Mercado de Turismo?

Planejamento Estratégico – Erros e Acertos (vídeo)

 

 

facebook-profile-picture
Antonio Moreno
"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem" Consultoria e Assessoria. CEO do Grupo Tradeclube Soluções. E-mail: antonio@tradeclubenetwork.com WhatsApp: 55-21-98117-2011
http://www.tradeclubenetwork.com

3 thoughts on “Identificando uma oportunidade de negócio

Deixe uma resposta

Top