A Importância do Turismo para um País.

A importância do setor de turismo como estratégia de desenvolvimento de um país.

Os indicadores da atividade turística, crescimento de 4,4% em 2016 e mais de 1,2 bilhão de pessoas viajando pelo mundo, não deixam dúvidas sobre a importância deste setor para as economias dos países. No Brasil, o setor gera 7,3 milhões de empregos e representa 3,7% do PIB.

É uma atividade que tem impacto em mais de 52 segmentos da economia, gerando demandas para o setor de serviços e também para a indústria. São dados que dão a dimensão da força do Turismo no país. Por isso, o Dia Mundial do Turismo, a ser comemorado hoje (27/09), ganha contornos especiais. Cada vez mais municípios querem agregar o turismo às suas atividades econômicas.

Tanto, que o recém lançado Mapa do Turismo Brasileiro 2017, ferramenta que orienta a formulação de políticas para o setor foi ampliado. O desafio, neste ano Internacional o Turismo Sustentável, é fazer com que o turismo seja uma atividade que promova desenvolvimento social, ambiental e econômico, protegendo o meio ambiente e gerando empregos, renda e dividas para o Brasil.

O documento serve para que os administradores das cidades possam planejar ações de melhoria em infraestrutura dos aparelhos turísticos, contando com possibilidade de recursos da União. Segundo o diretor do Departamento de Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo (MTur), Rogério Coser, a ideia é incentivar os governos municipais a avaliarem – através de conselhos regionais – a vocação para o turismo local, e, a partir daí, buscar investimentos para melhor receber os visitantes.

O titular do MTur destaca que nos últimos cinco anos, a pasta teve decréscimo orçamentário de 62%. “Por isso é tão importante saber direcionar os recursos, e o mapa do turismo ajuda neste sentido”, reforça. Apesar de facilitar a aplicação de verba pública federal em projetos regionais, a ferramenta não pode ser a única alternativa para as cidades com menos destaque quando se fala em número de visitantes e atrativos, se comparadas aos principais destinos turísticos.

O levantamento completo do Mapa do Turismo Brasileiro listou 3.285 municípios em 328 regiões turísticas de todo o país. “Isso representa um crescimento exponencial em relação ao Mapa de 2016, quando foram registradas 2.175 cidades em 291 regiões”, destaca o diretor do Departamento de Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo (MTur), Rogério Coser. De acordo com o gestor da pasta, o aumento na participação é resultado de uma conscientização junto aos gestores municipais e estaduais a respeito da necessidade de identificação e classificação das cidades para que as políticas públicas e investimentos sejam mais adequados à realidade de cada região.

Para saber maiores informações sobre os municípios e as regiões, acesse aqui.

 

facebook-profile-picture

"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem" Consultoria e Assessoria. CEO do Grupo Tradeclube Soluções. E-mail: antonio@tradeclubenetwork.com WhatsApp: 55-21-98117-2011

Deixe uma resposta