Você está aqui
Home > Artigos > Minha Opinião sobre a Abav Expo 2015

Minha Opinião sobre a Abav Expo 2015

Imagem Reprodução.
Imagem Reprodução.

Valeu a pena participar da 43ª Abav Expo 2015? O que deu certo? O que deu errado? Quem você gostaria de ter encontrado? Qual foi o produto ou serviço diferente que você viu e que ainda não tinha vendido? Quem te disse algo no evento que está fazendo você pensar até agora? Qual foi a palestra que te motivou?

Assim como cada um faz a sua Feira da Abav, cada um sabe o que quer ou, no mínimo deveria saber. Pessoal, um evento de turismo não é somente para pegar brindes! É uma grande oportunidade para saber sobre as novidades do mercado, conhecer quem é quem, de conhecer e aprender mais sobre determinados produtos e serviços e, também de negociar com os fornecedores. Lembrando que em tempo de crise, é uma excelente oportunidade para concretizar bons negócios.

E sobre a cerimônia de abertura? Você participou? Foi um bom momento onde todos os discursos foram direcionados para o nosso setor e que me surpreendeu sobre os assuntos explanados mostrando uma verdadeira preocupação com o Turismo. E, segundo o ministro do Turismo, Henrique Alves, o ministério do Turismo não será extinto. Do jeito que anda a política e a economia brasileira, é pagar para ver.

A organização do evento foi bem estruturada, mas o calor do primeiro dia foi insuportável. E o fato de haver menos pessoas circulando, no meu ponto de vista, foi um ponto positivo para o atendimento e o relacionamento com os fornecedores. Mesmo, alguns que insistiram em ficar falando ao celular, ignorando completamente o profissional que aguardava para ser atendido. Aff, ninguém merece!

Outro detalhe que me chamou a atenção foi a questão da distribuição de materiais. Uma grande quantidade de panfletos que, se não são jogados fora, ajudam a entupir as prateleiras das agências de viagens e que, sinceramente, nos dias atuais, não fazem mais sentido, pois ninguém usa. Acho que os fornecedores deveriam se preocupar mais com a questão da sustentabilidade, fazendo uso da tecnologia para divulgar as informações, como por exemplo, através de Pen drives ou utilizar o sistema QR code seria mais atual.

Sobre a Vila do Saber, vale a pena destacar algumas palestras e plenárias que foram bem interessantes:

A primeira palestra que chamou a minha atenção que, aliás, foi uma plenária, foi sobre “Responsabilidade Solidária, Código do Consumidor e os impactos na Cadeia de Viagens” ministrada por magistrados da Abav, não captou o total interesse dos agentes de viagens. Com 200 assentos disponíveis, somente 20 pessoas participaram do evento. Decepcionante, para um assunto que de interesse de todos.

Com a sala repleta de hoteleiros, agentes de viagens e executivos do trade turístico, a consultora Gabriela Otto, da GO Consultoria, ministrou a palestra “Relacionamento – Gestão da Reputação” que falou sobre feedback e reputação das empresas no mundo atual, “São tempos de human to human (H2H). Cuidar da reputação, do relacionamento com o cliente e do profissionalismo qualificado e especializado é urgente para sobreviver no mercado. Pessoas que prezam a qualidade não vão deixar de existir e a postura de todos vocês precisa mudar”.

O relacionamento com os fornecedores, também foi assunto na palestra de Cássio Oliveira, diretor executivo da Air Tkt que destacou que “A relação do profissional com o fornecedor precisa estar cada vez mais responsável. Contratos claros, comunicação fluente, transações seguras, confiança, clareza nos objetivos e visão de longo prazo são pontos importantes e que vão justificar a continuidade do negócio ou não”. Também falou sobre o futuro da intermediação de viagens que, segundo ele, “o agente de viagens tem que mostrar valor e que o seu trabalho é indispensável. Tem que prestar uma consultoria completa e que o consumidor não realiza uma boa viagem sem uma ajuda especializada”.

Outra plenária que foi apresentada sobre a importância das ferramentas digitais para o setor de Turismo, além de dar dicas preciosas sobre diversas ferramentas disponibilizadas pela a internet, chamou a atenção dos participantes para a nova maneira de se falar com os clientes. “Ferramentas são apenas ferramentas, é preciso pensar no consumidor, no público alvo e não esquecer de fazer um bom planejamento de marketing. É preciso conhecer o seu público detalhadamente para usar o melhor tipo de comunicação. Somente uma rede social não será sinônimo de resultados positivos em vendas”.

Um fato importante aconteceu na Vila Braztoa com o lançamento do Trip Protector que é o primeiro programa de seguros do mercado que protege as agências e operadoras de viagens de riscos relacionados à comercialização de pacotes turísticos. A iniciativa foi elaborada pela Braztoa junto à Ifaseg e tem coberturas contra quebra de empresas que fornecem serviços que compõem um pacote turístico. Você ficou sabendo? Recebeu informações a respeito?

Outro fato importante que aconteceu foi no estande do Panrotas: o lançamento do livro Viagens Online – Estratégias & Oportunidades e Negócios, dos irmãos Paulo e Maurício Salvador. Foi uma ótima oportunidade para auxiliar os profissionais a criarem estratégias de sucesso no mundo digital. Você comprou?

Em minha opinião, estes foram os pontos altos e baixos da Feira da Abav, neste ano. Não se esqueça que o momento atual é de repensar modelos, ações e parcerias. Espero que realmente você tenha aproveitado esta oportunidade e tenha saído de lá, mais profissional, mais informado e mais preparado para encarar o mercado.

Valeu a pena ler esse artigo até aqui? Me responde nos comentários. O seu comentário é muito importante para que eu possa saber se o conteúdo que eu te entrego está realmente sendo útil e o que mais posso escrever para te ajudar. Você também pode comentar sobre alguma dúvida ou sugestão. Ah… E não esqueça de compartilhar com os amigos.

Um grande abraço!

Paz, Saúde e Sucesso Sempre!!! Até o próximo post…

facebook-profile-picture
Antonio Moreno
"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem" Consultoria e Assessoria. CEO do Grupo Tradeclube Soluções. E-mail: antonio@tradeclubenetwork.com WhatsApp: 55-21-98117-2011
http://www.tradeclubenetwork.com

Deixe uma resposta

Top