Você está aqui
Home > Empreendedorismo > O que é preciso para abrir uma empresa de sucesso?

O que é preciso para abrir uma empresa de sucesso?

Tudo o que você viveu até agora deve servir de base para abrir o seu negócio. Use o que sabe a seu favor.

Na hora de empreender, a experiência conta pontos. Quem acumula vivências profissionais anteriores tem mais facilidade para romper as principais barreiras do crescimento. Trabalhar durante anos em um mesmo setor faz com que o profissional tenha a chance de armazenar conhecimentos, criar redes de contatos e ganhar credibilidade.

A experiência é um dos componentes de sucesso para o crescimento de uma empresa. 72% dos negócios que superaram a marca dos cinco anos de existência foram fundados por empreendedores com experiência no ramo escolhido, diz a pesquisa elaborada pelo Sebrae.

A grande maioria das empresas é criada a partir da bagagem do empreendedor. É natural que seja assim, pois parte desses empreendimentos nasce de uma necessidade, como por exemplo, quando a pessoa é demitida. Em um cenário de crise como o atual, esse movimento se torna mais evidente.

O desafio de quem empreende para fugir do desemprego é criar um modelo escalável. Muitos empreendedores de primeira viagem tendem a replicar o que faziam no antigo trabalho, abrindo negócios tradicionais. Quando não há inovação, fica difícil atingir novos públicos.

Na transição de funcionário para empreendedor, o maior perigo é acreditar que a experiência, por si só, já é suficiente, mas só isso não resolve. É preciso ir atrás das competências que faltam. Para empreender, será necessário desenvolver dois tipos de habilidades: aquelas relativas ao planejamento do negócio e as que ajudam a empresa a atingir um crescimento sustentável.

Inteligência de mercado e análise de oportunidades estão no primeiro grupo. Antes de abrir a empresa, o empreendedor deve colher dados sobre o setor em que quer atuar, a sua evolução ao longo dos anos, o tamanho da concorrência e qual fatia desse mercado ele será capaz de atrair. Depois será preciso identificar os nichos mais promissores. É preciso trazer algo de novo, que agregue valor.

Para conduzir a empresa ao crescimento, serão necessários ainda conhecimentos básicos de gestão, finanças e recursos humanos. Buscar informações e aprendizado são fatores fundamentais.

Existem casos em que a experiência é prejudicial, isso acontece quando ela gera excesso de confiança. As lições do passado nem sempre servem para resolver o próximo problema. A cada avanço da tecnologia, ou a cada lançamento de um produto concorrente, a empresa corre riscos.

Para vencer os desafios, é preciso praticar a reinvenção, seja pela busca de outros conhecimentos, seja pela inclusão de novos talentos, antenados com as últimas tendências. O maior erro do dono do negócio é não se renovar.

Gostou das informações? Envie um comentário com a sua opinião, sejam dúvidas, sugestões ou críticas, sobre o artigo. Participe! Seja um dos nossos! Até breve!

facebook-profile-picture
Antonio Moreno
"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem" Consultoria e Assessoria. CEO do Grupo Tradeclube Soluções. E-mail: antonio@tradeclubenetwork.com WhatsApp: 55-21-98117-2011
http://www.tradeclubenetwork.com

Deixe uma resposta

Top