O que você deve saber sobre Networking Empresarial?

Pode parecer simples fazer isso, muitos pensam que é só captar vários “cartões de visita”, porém, não é tão fácil assim…

Até aqui você já entendeu que Networking significa rede de contatos e para criar uma rede de contatos é preciso de relacionamentos. Mas, além disso, quando você trabalhar um networking empresarial é preciso que você tenha em mente três questões importantes:

  • Quem são meus clientes em potencial?
  • Onde posso encontrar esse público-alvo?
  • Quem pode me apresentar a eles?

Tendo consciência dessas perguntas você conseguirá se posicionar em grupos bem definidos e que gerem alcance para sua marca.

O networking ou rede de relacionamentos é algo feito por muitos profissionais de todas as áreas; por aqueles que buscam criar ou aprofundar relacionamentos gerando oportunidades de negócio ou até mesmo a criação de novos projetos/novas parcerias.

Falar é fácil e pode parecer muito simples fazer isso. Muitos pensam que é só captar vários “cartões de visita”, porém, não é tão fácil assim. Saber como ele funciona é simples, mas pôr em prática é o maior desafio que só quem está disposto consegue fazer.

Não adianta nada você ter conseguido captar esses cartões, ter feitos bons contatos se você não for organizado o suficiente para não perdê-los de vista. É péssimo ficar procurando durante horas o que poderia ser encontrado em um clique, isso uma plataforma de CRM pode fazer para você.

Desta forma, dá para estruturar bem com quem você vai entrar em contato, quem precisa de seus serviços ou produtos, onde pode encontrá-lo, ou quais são as pessoas que conhecem outros interessados naquilo que você tem para oferecer.

É reunir, planejar, saber quando dar o feedback, quando acabou a prospecção e partiu para o fechamento de negócio.

O networking empresarial é uma oportunidade de você e sua empresa continuarem em evidência, mesmo quando tudo parece estar indo mal. Deixe de lado todos os índices (de taxas de altas de desemprego, muitas inadimplências e além das crises pelo mundo inteiro) e foque no conteúdo que você precisa se concentrar. Foque nas soluções.

Quando as suas atitudes vão em busca de algo melhor (soluções), você cresce, procura contatos, cria parcerias e encontra novos clientes que nunca alcançaria se continuasse com a mesma postura. Enquanto os concorrentes reclamam que as coisas vão mal, saia dessa e busque referências que te agreguem. Renove o seu negócio através do networking.

Networking não é só “almoçar”, “tomar cafezinho”, enviar “email marketing”… É relacionamento, e expor seus valores, criar confiança, trazendo para perto de você e sua empresa, pessoas que nunca conheceria se estivesse “sozinho”.

Tenha disciplina. Participe de eventos que tenham a ver com o que você trabalha e vende, mas também enriqueça seu relacionamento com pessoas de áreas diferentes, elas podem te ajudar e muito. Troque experiências e monte a sua rede de relacionamentos. Mas não apenas isso, USE-A, faça uma gestão de relacionamento com eficiência.

Foque no seu melhor, não desvie de suas metas. Tenha uma rede pessoal de relacionamentos que acredite e confie na sua empresa junto com você.

facebook-profile-picture

"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem" Consultoria e Assessoria. CEO do Grupo Tradeclube Soluções. E-mail: antonio@tradeclubenetwork.com WhatsApp: 55-21-98117-2011

Deixe uma resposta