Você está aqui
Home > Segmentos > Turismo Pedagógico

Turismo Pedagógico

turismopedagógico

Com a expansão das universidades, aumento no número de estudantes matriculados e realização de eventos estudantis, este mercado passa a se tornar um potencial a ser explorado pelas agências de viagens. Se considerar o número de estudantes, você terá uma ampla possibilidade para o fomento do turismo pedagógico. 

O Turismo Pedagógico é definido como a movimentação turística gerada por atividades relacionadas a programas de aprendizagem e vivências que visam a qualificação, ampliação de conhecimento e de desenvolvimento pessoal e profissional.

Segundo informações do Ministério do Turismo, este segmento mais que dobrou nos últimos cinco anos. O crescimento de agências de viagens que atuantes no segmento passou de 945 (em 2009) para 2.129 (em 2014).

A experiência oferecida pelo turismo pedagógico ultrapassa apenas a visita a determinado destino/local. Ela fornece a vivência aos grupos envolvidos, aprendizagem e, acima de tudo, conhecimento. Em contrapartida, proporciona um excelente incremento no faturamento das agências de viagens durante todo o ano.

Por não se tratar de um público sazonal, os estudantes surgem como uma ótima alternativa para o desenvolvimento de roteiros específicos e exploração de um segmento pouco abordado pelos empreendedores do setor. E nos períodos de recesso ou férias também são realizadas atividades, sejam elas recreativas ou, por exemplo, viagens de formatura.

Esta modalidade pode ser utilizada, principalmente, em destinos turísticos que não possuem roteiros consolidados, já que esses locais são pouco procurados pelos turistas. Muitos dos destinos elencados pelo turismo pedagógico não possuem apelo turístico, mas sim, relevância cultural. E esse é o aspecto que pode ser potencializado pelas agências.

Para oferecer visitas guiadas, experiências e conhecimento, os roteiros devem ser pensados cuidadosamente. O ideal é que se conheça um pouco sobre o universo pedagógico e também, busque estabelecer contato direto com a escola, para alinhar as expectativas desses roteiros. Todas as propostas devem prezar pela segurança, contando com o auxílio de guias preparados e credenciados pelo Ministério do Turismo, materiais pedagógicos/informativos complementares, e roteiros que contemplem o potencial cultural da região e estejam de acordo com a proposta da instituição de ensino contratante.

Oferecer soluções que estejam alinhadas à proposta pedagógica das instituições que demandam os serviços é o principal ponto. Os roteiros devem seguir as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, pois, desta forma, a agência de viagens estará falando a linguagem do educador.

Confira alguns elementos a serem observados para fazer com que os serviços apresentem diferenciais:

  • Garantia de traslados e passeios seguros transmitem credibilidade e confiança aos clientes;
  • Alinhamento dos passeios e dos conteúdos programáticos das aulas faz com que as propostas de roteiro sejam mais assertivas;
  • Contrate profissionais que já tenham vivência na área pedagógica, também, é necessário para transmitir credibilidade ao negócio. Caso possua uma equipe consolidada, é importante que se faça cursos de capacitação na área pedagógica;
  • Estabeleça parcerias com escolas e universidades para oferecer roteiros pedagógicos aos estudantes;
  • Esteja atento aos Parâmetros Curriculares nacionais e seus temas. Assim, será possível alinhar as propostas aos anseios dos educadores, e às disciplinas lecionadas.

Os cuidados na execução dos serviços são fundamentais. Mas também, é importante que o empreendedor perceba o potencial existente neste nicho e explore um mercado que não apresenta ‘altos e baixos’, devido a seu calendário.

Gostou das dicas. Caso você queira, sinta-se a vontade para dar opiniões, sugestões ou críticas, nos comentários.

Boa Sorte! Até breve…. Saúde e Sucesso Sempre!!!

 

facebook-profile-picture
Antonio Moreno
"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem" Consultoria e Assessoria. CEO do Grupo Tradeclube Soluções. E-mail: antonio@tradeclubenetwork.com WhatsApp: 55-21-98117-2011
http://www.tradeclubenetwork.com

One thought on “Turismo Pedagógico

Deixe uma resposta

Top