Organize as contas de sua agência – Parte 1

Qualquer empreendedor que se preze sabe que um dos principais desafios que deve enfrentar para se firmar no mundo dos negócios é manter as suas contas sob controle.

É difícil imaginar que você possa alcançar o crescimento sem colocar em ordem as finanças de sua empresa.

A organização das contas de sua empresa é, mais do qualquer coisa, uma aventura pelo universo dos números. Talvez, por isso mesmo, muita gente sente arrepios só de pensar no assunto. Mas, ao contrário do que se imagina por aí, assumir o controle das finanças de seu empreendimento é algo mais fácil do que pode parecer à primeira vista.

Com disciplina e determinação, você pode pôr ordem na casa, sem precisar ser um especialista.

Antes de enfrentar o desafio, você precisa se preparar. Deve conhecer um pouco mais os instrumentos que podem ajudá-lo a alcançar seu objetivo e o que não pode deixar de ser feito para chegar lá.

Se você deseja manter as contas sempre em ordem, vai a primeira lição: procure nunca misturar as finanças pessoais com as contas da empresa. Se você nunca teve problemas com isso, provavelmente terá em algum momento da sua trajetória empresarial. Portanto, fique esperto para não transformar tudo num caixa só.

Todos os bancos são iguais, mas uns são melhores do que outros. Por isso, a definição do banco que vai atender a sua agência é algo que merece toda a sua atenção. Além de lhe oferecer serviços como cobranças e adiantamento de recursos a receber, ele deve ser o seu parceiro de todas as horas, nas boas e ruins. Se o seu banco deixá-lo na mão quando você mais precisa, como acontece muitas vezes por aí, todo o seu esforço para organizar as contas de sua agência ficará comprometido.

A relação da agência com o banco, em geral, tende a se aprofundar com o tempo. Ambas as partes precisam conquistar a confiança mútua, o que não acontece da noite para o dia. Além disso, as transações devem ser, tanto quanto possível, vantajosas para os dois lados.

No passado, controlar as movimentações bancárias de uma empresa era um trabalho quase braçal. Mas, hoje, o atendimento está todo informatizado e você pode fazer as suas operações bancárias à distância com muita segurança e relativa eficiência. Para facilitar a sua vida, a maior parte dos bancos oferece serviços pela internet e por telefone.

Além de você controlar toda a movimentação bancária de sua agência pela internet, existem também diversos programas que facilitam ainda mais a tarefa de organizar suas contas. Os mais sofisticados, inclusive, podem fazer a integração com as suas movimentações bancárias.

Depois de separar a sua conta bancária pessoal da conta de sua empresa (isso é muito importante!), você vai precisar dar um mergulho profundo nas finanças de seu negócio. Todas as informações devem ser colocadas no papel, para que você possa se organizar de verdade e evitar surpresas desagradáveis na parte mais sensível de seu empreendimento: o caixa.

Mas, isso ficará para o próximo post! Até lá!

facebook-profile-picture

"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem" Consultoria e Assessoria. CEO do Grupo Tradeclube Soluções. E-mail: antonio@tradeclubenetwork.com WhatsApp: 55-21-98117-2011

2 Replies to “Organize as contas de sua agência – Parte 1”

Deixe uma resposta