Organize as contas de sua agência – Parte 4

Você provavelmente, já ouviu falar de Capital de Giro, aquela reserva financeira que lhe permite honrar seus pagamentos em caso de imprevistos.

É preciso manter uma reserva financeira para proteger a sua agência. Ela lhe permite manter o seu negócio em funcionamento, mesmo quando suas vendas estiverem mal. É o que se chama tecnicamente de Capital de Giro. Pode ser utilizada para cobrir suas despesas fixas, que estão presentes todos os meses, se o faturamento não corresponder à sua expectativa.

Afinal, aconteça o que acontecer, você tem sempre uma série de despesas fixas que não podem deixar de ser pagas, como os salários de seus funcionários, o aluguel, a dívida contraída para comprar algum equipamento, e não pode correr o risco de ficar sem dinheiro em caixa para honrá-las.

Em geral o Capital de Giro deve ser suficiente para pagar as despesas da empresa por dois ou três meses, no mínimo. Você deve incluir na conta as despesas fixas de sua empresa e também o volume de contas a pagar. Mesmo se você não tiver um Capital de Giro que cubra apenas um mês de despesas, é melhor do que nada.

É isso o que vai garantir a sobrevivência do seu negócio nos períodos de “seca”, além de representar uma vantagem competitiva em relação à sua concorrência.

Você pode formar o seu Capital de Giro de forma gradual, a partir de sobras em seu caixa. Os sócios da empresa também podem fazer um aporte de recursos para reforçar o Capital de Giro. E, claro, sempre é possível recorrer a um empréstimo bancário.

Os bancos têm linhas especiais de crédito destinadas especialmente para financiamento de Capital de Giro. Os juros tendem a ser um pouco mais camaradas do que os outros tipos de empréstimos. Mas é preciso fazer as contas direitinho, para saber se você tem condições de gerar sobras de caixa suficientes para honrar o pagamento dos juros a cada mês.

Se você ainda não viu os artigos anteriores em relação a esse assunto, você pode acessá-los aqui:

Organize as contas de sua agência: Parte 1  Parte 2   Parte 3

No próximo post falaremos sobre as contas que você paga todo mês, chova ou faça sol… Até lá!

facebook-profile-picture

"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem" Consultoria e Assessoria. CEO do Grupo Tradeclube Soluções. E-mail: antonio@tradeclubenetwork.com WhatsApp: 55-21-98117-2011

Deixe uma resposta