Você está aqui
Home > Categorias > Os Aplicativos Móveis e o Turismo

Os Aplicativos Móveis e o Turismo

O avanço da tecnologia móvel transformou a experiência de viajar. A utilização de aplicativos (apps) para dispositivos móveis tornaram-se um item de auxílio para os consumidores e para os empreendimentos no setor de Turismo.

O uso de aplicativos está crescendo significativamente no turismo, sendo incorporado no setor por diversos nichos do mercado, e tornaram-se um acessório padrão para os consumidores, haja vista que essa tecnologia permite aos usuários a busca e o acesso à informação de maneira instantânea.

Esses avanços geraram novas ferramentas e serviços que vêm facilitando a interação global no mundo dos negócios, bem como promovendo mudanças na operação, estrutura e estratégia das organizações turísticas. Nesse contexto, é possível perceber que as tecnologias móveis possibilitam uma maior facilidade de acesso às informações. Elas vêm se tornando cada vez mais acessíveis aos consumidores e facilitando, assim, o processo de viagem.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) revolucionaram não apenas o mercado, mas a maneira de praticar a atividade turística. Cabe destacar a importância adquirida pela reputação de uma destinação, de um produto ou de um serviço turístico na competitividade, como por exemplo, as experiências de viagem e as atividades praticadas durante sua realização, são compartilhadas pelas pessoas através de diversas publicações em forma de textos, imagens e vídeos em ambientes virtuais e redes sociais.

De acordo com o Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação, mais de 52,5 milhões de usuários, no Brasil, usam Internet no celular, o que reforça a necessidade da ampliação das fontes de informações sobre os destinos não apenas na web, mas também para acesso móvel. Principalmente por que o turista contemporâneo se utiliza dos websites durante o período pré-viagem, mas, ao chegar ao destino, são os aplicativos que entram em cena para a busca de informações locais.

Dados de utilização de dispositivos móveis e internet para escolha dos destinos turísticos:
(Fonte Sebrae Inteligência Setorial)

  • 62% dos viajantes consideram o smartphone um item indispensável na hora de viajar.
  • 72% dos brasileiros não sairiam de férias sem um dispositivo móvel.
  • Com relação aos aplicativos mais utilizados durante as viagens a lazer, os viajantes utilizam da seguinte forma:

63% aplicativos de redes sociais;

47% aplicativos de geolocalização;

39% aplicativos com recursos de câmera/vídeo.

  • Para viagens profissionais, os aplicativos mais utilizados são os de e-mail e mensagens:

73% aplicativos de e-mail e mensagens;

41% aplicativos de geolocalização;

27% aplicativos de redes socais.

 

O International Data Corporation Brasil (IDC) apontou que o mercado de celulares está em alta e com um total de mais de 70,3 milhões de smartphones comercializados. Esse dado colocou o Brasil entre os maiores mercados do mundo, atrás apenas da China, Estados Unidos e Índia.

Em 2016, um estudo realizado pelo App Annie – Instituto especializado em aplicativos, que acompanha o mercado –, aponta que em escala global, o mercado de aplicações móveis tem estimativas de 24% de crescimento, atingindo a cifra de US$ 51 bilhões em receita bruta em todas as lojas de aplicativos. O estudo diz ainda que países emergentes, como o Brasil, irão crescer mais rapidamente até 2020. Seguindo essa linha de raciocínio, verifica-se o crescimento do número de usuários de Smartphones, como também a demanda por aplicativos (Apps), juntamente com o acesso à Internet.

Esses estudos têm demonstrado que o uso de dispositivos móveis (smartphones e tablets) vem mudando a forma como o consumidor realiza suas viagens, não tão dependente das agências tradicionais como no passado. É sobre este novo consumidor o nosso próximo assunto. Aguarde… Até lá!

 

facebook-profile-picture
Antonio Moreno
"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem" Consultoria e Assessoria. CEO do Grupo Tradeclube Soluções. E-mail: antonio@tradeclubenetwork.com WhatsApp: 55-21-98117-2011
http://www.tradeclubenetwork.com

One thought on “Os Aplicativos Móveis e o Turismo

Deixe uma resposta

Top