Você está aqui
Home > Categorias > Os Aplicativos Móveis e os Profissionais do Turismo

Os Aplicativos Móveis e os Profissionais do Turismo

Para o setor do turismo, é importante acompanhar as tendências de comportamento apresentadas pelo consumidor que desafia os empresários a estarem mais integrados ao meio digital.

O turismo é uma área de constante transformação que se adapta facilmente às mudanças do mercado pela sua ampla capacidade de interação. A incorporação de aplicações que possuem informações do destino, serviços de transporte, alimentação e hospedagem ao alcance da mão dos seus usuários é uma vertente a ser explorada por profissionais e empreendimentos que possuem a prática do turismo como um recurso de desenvolvimento social e econômico.

Diante desse fluxo de informação no cenário do setor de turismo, inicia-se um ambiente pertinente para novas oportunidades. Desse modo, dada a rapidez na produção de informação, é essencial desenvolver novas ideias que fomentem análises dessas ferramentas inteligentes.

E partindo dessa tendência, a soma de mais aparelhos vendidos e aumento de usuários conectados, gera uma maior procura por aplicativos. A principal motivação dos usuários está relacionada às funcionalidades, oferecidas por estes, tais como: acesso à Internet, portabilidade e facilidades que possam auxiliá-los em seu dia-a-dia. Ao fazer uso de smartphones, o consumidor estreita sua relação com o profissional ou empreendimento, tanto fisicamente quanto virtualmente.

Muitos websites estão sendo adaptados para o sistema mobile enquanto que outros estão dando origem a novos aplicativos. Um exemplo disso é o Tripadvisor.com, que possui uma versão de website e um aplicativo especificamente desenvolvido para funcionar em sistemas de dispositivos móveis. Ao surgir essa movimentação alterando a atuação dos integrantes do cenário turístico, novas comunicações são promovidas pelo avanço tecnológico da informação.

Nesse contexto, estudiosos avaliam que as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) estão contribuindo no que diz respeito a gerar valor para a experiência do turista e fomentar uma automação dos processos para as organizações relacionadas com o setor. Proporcionando, assim, um desenvolvimento não só na percepção do viajante acerca de sua viagem, mas surgindo um potencial novo campo para a sua atuação. Por ser um profissional munido de conhecimento suficiente para prestar consultorias ou fornecer as informações essenciais para a composição de um aplicativo turístico, atuando para empresas privadas ou entidades públicas.

A partir desta análise, este estudo contribui para informar aos desenvolvedores de aplicativos, e também aos gestores do turismo que o aumento no uso de aplicativos e a facilidade em adquirir smartphones têm aumentado a interatividade e tornando-se uma ferramenta capaz de auxiliar os viajantes em suas tomadas de decisão, fazendo de um aplicativo um ambiente capaz de transmitir confiança ou satisfação para um estabelecimento ou produto perante o mercado.

Essa nova realidade imposta pelos consumidores conectados, que buscam a simplificação de forma inteligente, exige adequação aos negócios do setor. A seguir apresentamos algumas implementações necessárias para que os empreendedores possam participar e atuar:

  • Fomentar novos modelos de negócios.
  • Favorecer o ambiente de negócios.
  • Estimular o desenvolvimento de soluções tecnológicas.
  • Aumentar a presença online dos empreendimentos e fomentar a conectividade e a interatividade.
  • Aproximar os elos da cadeia de valor do setor.
  • Interpretar o comportamento dos consumidores.
  • Ampliar a oferta de experiências turísticas diferenciadas.

O perfil do consumidor de turismo mudou. Hoje, toda a programação de uma viagem começa e termina com pesquisas na internet. Estar bem posicionado nesse mundo virtual é condição para ser encontrado mais facilmente pelos consumidores.

É por ela que os desejos de viagem começam a ser despertados. O profissional, os empreendimentos e os destinos precisam estar atentos a essa nova dinâmica do mercado turístico. E sobre os destinos turísticos, esse será o nosso próximo assunto… Até breve!

 

facebook-profile-picture
Antonio Moreno
"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem" Consultoria e Assessoria. CEO do Grupo Tradeclube Soluções. E-mail: antonio@tradeclubenetwork.com WhatsApp: 55-21-98117-2011
http://www.tradeclubenetwork.com

Deixe uma resposta

Top