Você está aqui
Home > Empreendedorismo > Os maiores desafios dos empreendedores

Os maiores desafios dos empreendedores

Não é nenhum segredo. Todo empreendedor, seja ele grande ou pequeno, enfrenta uma sequência interminável de desafios em seus negócios diariamente.

E se você acha que por serem donos do seu próprio negócio, os empreendedores conseguem parar e desfrutar do seu tempo, o cenário não é bem esse.

Quando parece que as coisas estão caminhando com a gestão de pessoas, surge uma crise financeira. Quando o dinheiro não é mais um problema, é regulada uma nova lei que modifica todo o setor em que o negócio atua. São tantos problemas que o empreendedor acaba gastando parte considerável do seu tempo tentando apagar incêndios e, por falta de foco, acaba não dedicando tempo e atenção necessários para resolver seu maiores desafios.

Foi pensando nisso que a Endeavor lançou uma Pesquisa Desafios dos Empreendedores Brasileiros, com o apoio da Neoway e coleta do Datafolha. Com base em um estudo com quase 1000 empreendedores brasileiros dos mais variados perfis, o estudo mostra em quais áreas da empresa os empreendedores sentem mais dor. Veja alguns desafios identificados:

Gestão de pessoas
Pessoas são consideradas o maior ativo que uma empresa pode ter. Não é à toa que gestão de pessoas teve a maior média de dor entre o grupo de Empreendedores Gerais da pesquisa, com nota 6,7 em uma escala de 1 a 10. Como você pode ver, quase todos enfrentam desafios na hora de liderar seus times.

A principal dificuldade apontada foi na formação de lideranças para a empresa. Pode parecer contraditório, mas quando perguntados sobre as boas práticas de gestão aplicadas no dia a dia do negócio, os empreendedores citaram “ações de desenvolvimento de lideranças” como a ação menos utilizada nas suas empresas.

A formação de lideranças é um ponto fundamental para qualquer negócio. Sem bons líderes, a empresa não consegue ir para frente e acaba andando em círculos. Para que esse desafio seja superado, será preciso investir mais em ações voltadas para o desenvolvimento de líderes.

Gestão financeira
Se falar em finanças já é complicado, em ano de crise, fazer a gestão financeira da empresa se torna um desafio ainda maior. A influencia da crise aumenta os custos da empresa acima da receita, um sinal da pressão da inflação dos últimos tempos.

Burocracia
A burocracia também aparece no pódio das maiores dores dos empreendedores, mas, nenhuma grande novidade até aqui. O maior obstáculo apontado pelos Empreendedores Gerais dentro da área Jurídica e de Regulação está nos impostos. Entre os que responderam sobre essa categoria, 60% avaliaram o desafio como “extremo”, com respostas 9 e 10 para a média da dor para impostos.

Inovação
O desenvolvimento de novos produtos e serviços é a maior barreira de inovação identificada. Segundo a pesquisa realizada com o apoio da JPMorgan Chase Foundation, o capítulo mostra que as empresas do setor com maior potencial de crescimento estão privilegiando cada vez mais a promoção de profissionais que resolvam problemas de forma mais inovadora e dinâmica.

Marketing e Vendas
Um em cada cinco classifica esse como o maior desafio da sua empresa. A satisfação do cliente aparece como o principal ponto de atenção, seguido do trabalho de divulgação. Isso demonstra que os maiores desafios estão ligados à retenção e geração de novos clientes.

Fonte: #Endeavor

facebook-profile-picture
Antonio Moreno
"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem" Consultoria e Assessoria. CEO do Grupo Tradeclube Soluções. E-mail: antonio@tradeclubenetwork.com WhatsApp: 55-21-98117-2011
http://www.tradeclubenetwork.com

One thought on “Os maiores desafios dos empreendedores

Deixe uma resposta

Top