Você está aqui
Home > Destinos > Praia da Pipa

Praia da Pipa

Localizada no maior santuário ecológico do Estado do Rio Grande do Norte, foi eleita pelo Guia 4 Rodas como uma das 10 mais belas praias do Brasil, a Pipa começou a ficar famosa nos anos 80 através dos amantes do surf.

Moradia de golfinhos e tartarugas marinhas a Praia da Pipa pertence ao município de Tibau do Sul, nome indígena que significa “entre duas águas” (já que é cercado pela Lagoa de Guaraíras e o Oceano Atlântico).

De “Orotapiry – aldeia do homem branco em tupi, “Itacoatiara” – pedra principal de cor amarelada e “Ponta do Cabo Verde” – devido à belíssima vista da Mata Atlântica que os navegadores viam ao longe – a vila acabou sendo conhecida por Pipa porque a Pedra do Moleque (situada no ponto mais extremo da praia dos Afogados) parece ao longe como um barril de vinho ou cachaça.

 

Logo na chegada, ao longo da estrada você se depara com praias de águas claras e mornas, imensos coqueirais, piscinas e mirantes naturais, imponentes falésias ainda cobertas pela mata Atlântica, dunas branquíssimas, enseadas e despenhadeiros.

É um cenário deslumbrante e uma infraestrutura cheia de charme e conforto, com pousadas, bares, lojinhas e restaurantes com uma gastronomia de nível internacional. Também, dá para fazer passeios de barcos, de buggy, caiaque ou a cavalo e caminhadas pelas trilhas da Mata Atlântica.

À noite é uma atração à parte. Cosmopolita e agitada e frequentada por jovens do mundo inteiro que se entregam ao molejo do forró regional ás batidas da música Techno. Mais do que vivenciar um dos points da balada nordestina, estar em Pipa é certeza de desfrutar “dias inesquecíveis de lazer e entretenimento ou simplesmente descanso e paz junto à natureza exuberante, sob as bençãos de São Sebastião, padroeiro e protetor da região”.

As praias de Pipa formam um conjunto de variações para todos os gostos e estilos. Com falésias que abrigam diferentes vegetações, água calma para nadar ou agitada para surfar. Vento intenso para velejar, piscinas naturais com peixes coloridos para banhar, praias longas e tranquilas para caminhar ou pequenas baías para contemplar com muitos golfinhos e tartarugas marinhas a visitar completa o cenário da natureza deslumbrante.

As condições são ideais dentro e fora d’água na prática de esportes. A dica é trazer câmera para cada momento registrar, muito protetor solar e sempre se hidratar.

 


Dicas

Durante os meses de verão é quando Pipa recebe o maior fluxo de turistas, pois este é o tempo da alta temporada no Brasil. Durante este período, é altamente recomendado reservar o seu hotel com meses de antecedência, pois os quartos dos hotéis em Pipa se esgotam meses antes.

Na alta temporada é quando a atmosfera em Pipa fica mais vibrante. Em geral, Pipa recebe muitos visitantes e conta com uma incrível atmosfera social o ano todo.

Outras datas nas quais o fluxo de turistas aumenta muito em Pipa são os feriados durante o ano todo, como o Carnaval, Páscoa, Independência do Brasil e o Ano Novo. Os meses de julho e agosto também são de pico. Especialmente durante os feriados é essencial reservar o hotel em Pipa com antecedência de vários meses, pois os quartos se esgotam muito antes.

Os meses de “inverno”, de abril a junho, são tradicionalmente classificados como baixa temporada e nesta época o local recebe menos visitantes do que no resto do ano. Se você tem um orçamento baixo, ou é um viajante consciente, esta pode ser a melhor época para visitar Pipa, pois a hospedagem é mais barata do que na alta temporada.

Definitivamente não é preciso ter um carro para aproveitar Pipa. A grande maioria dos hotéis estão bem próximos à praia e à Av. Baía dos Golfinhos, a principal de Pipa, onde estão boa parte dos restaurantes, lojas e opções para curtir a vida noturna. Além disso, a partir da Praia do Centro é possível caminhar tranquilamente para outras praias da região.

Para visitar as praias mais afastadas, como Tibau do Sul e Praia do Madeiro, basta pegar uma das vans que fazem a rota Pipa-Goianinhas, passando por Tibau do Sul. As viagens acontecem a cada 30 minutos. Se quiser mais conforto, encontrar um taxi não será tão difícil (Dica: pegue o telefone do taxista que ele te encontrará onde desejar).

Claro, em qualquer praia em Pipa é possível utilizar a luz do pôr-do-sol para fazer fotos maneiras, mas o lugar mais procurado é Tibau do Sul. Lá é possível ver o sol caindo perfeito, grandão até sumir no horizonte. Por ser o melhor lugar para apreciar o pôr-do-sol, todos os passeios de Pipa, sejam de barco, jipe ou bugue, terminam em Tibau.


Serviço

Categoria Econômica / Intermediária

Experiências: Aventura / Bem-estar / Esporte / Natureza / Romântica

Público: Adultos e adolescentes.

Idioma: Português / Inglês e Espanhol.

Clima:
A temperatura média fica em torno dos 28 graus (incluindo a temperatura diurna e noturna) e a temperatura do mar é igualmente agradável, cerca de 27 graus o ano todo. Até mesmo no “inverno”, a temperatura das noites mais frias fica em torno dos 22 graus C. Devido a constante briza do mar o clima raramente fica muito quente em Pipa.

O verão em Pipa vai do final de dezembro ao final de março, e o inverno vai de abril a junho. Durante a baixa temporada (abril – junho) a probabilidade de chuva aumenta, mas mesmo durante estes três meses costuma ser possível desfrutar das praias quase todos os dias, pois na maioria das vezes a chuva cai pela noite.

No resto do ano, julho a novembro, o clima tende a ser bem similar aos outros meses do verão, com temperaturas apenas um pouco mais baixas. Natal, a capital do estado é conhecida como a “cidade do sol” e o clima é a razão para tal, em Pipa e Natal os dias são ensolarado quase o ano todo.

Câmbio:
Real.
Para estrangeiros, existem casas de câmbio no centro de Pipa. Consulte a recepção do hotel para saber a localização exata.

Diárias:
Entre R$ 145 a R$ 320 por quarto para duas pessoas.

Como chegar:
Para chegar na Praia da Pipa, distrito de Tibau do Sul, há duas possibilidades para os visitantes: O aeroporto de João Pessoa, Castro Pinto, localizado a 141 km (1h53m) do balneário, ou o aeroporto de internacional de Natal que fica a 120 km (2h18m).

Quem voa:
Avianca / Gol / Latam / Azul


Desenvolvendo sua Consultoria

Dois clientes, de São Paulo, estão querendo conhecer Recife e a Praia da Pipa. Eles têm disponibilidade de 10 dias para fazer essa viagem. São pessoas muito econômicas, gostam de simplicidade e tranquilidade, mas não gostam de pacotes prontos, gostam de liberdade. Gostariam de alugar um carro em Recife e devolver na Praia da Pipa. Qual seria o melhor itinerário para o casal? Qual a locadora que você vai sugerir? Qual seria a melhor cia aérea que ofereça voos diretos?

Prezado agente, este é um exercício com o objetivo de melhorar o seu conhecimento a respeito deste destino e, quem sabe, utilizar estas informações para um próximo atendimento. Portanto, não há obrigatoriedade de respondê-lo aqui. Mas, sinta-se à vontade em compartilhar as informações com outros colegas… Um grande abraço e até o próximo destino.

 

facebook-profile-picture
Antonio Moreno
"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem" Consultoria e Assessoria. CEO do Grupo Tradeclube Soluções. E-mail: antonio@tradeclubenetwork.com WhatsApp: 55-21-98117-2011
http://www.tradeclubenetwork.com

Deixe uma resposta

Top