Você está aqui
Home > Categorias > Rota Ecológica Alagoana

Rota Ecológica Alagoana

Um roteiro charmoso, com bons preços e uma barreira natural construída há milhares de anos faz dessa região localizada no litoral norte de Alagoas um lugar inesquecível. 

Cercada por uma barreira natural construída há milhares de anos por corais, a Rota Ecológica ou Costa dos Corais está localizada no litoral norte de Alagoas e atraí turistas que procuram praias desertas com águas mornas, gastronomia de qualidade, conforto de pousadas rústicas à beira mar e um turismo ecologicamente sustentável.

Um roteiro charmoso e com bons preços. A região foi preservada graças ao traçado da estrada litorânea de Alagoas, que na altura de Barra de Santo Antônio faz um desvio para o interior e só retorna à costa em Maragogi. Os quilômetros de praias entre Barra de Camaragibe e Japaratinga são servidos por uma estrada secundária que contém alguns trechos de asfalto, uma balsa e um trecho que alterna estrada de chão com paralelepípedos.

Barra de Camaragibe é o lugar é ideal para todos os públicos, recebendo famílias e jovens. Conta com uma espaçosa faixa de areia clara e fofa, o mar é calmo, de águas cristalina que mais parece uma grande piscina natural. É propício para o banho, inclusive para crianças e idosos, além de favorecer a prática de esportes náuticos como vela. Cercada por coqueiros e belas árvores, essa praia pode ser vista como o cenário ideal para um ótimo dia na praia, principalmente para os amantes da natureza. Possui boa infraestrutura turística próxima.

São Miguel dos Milagres com praias semidesertas fazem da cidade uma delícia. Uma das poucas da região que não recebem excursões de Maceió. Com pouco mais de 20 km, o trecho do litoral alagoano é destino perfeito para fugir do turismo de massa. As longas praias, sombreadas por coqueiros, são protegidas por recifes que formam piscinas naturais. E a maioria das pousadas fica perto da areia – com decoração esmerada e atendimento acolhedor, são ideais para casais. Como há poucas opções de alimentação, muitas hospedagens têm seus próprios restaurantes.

A Praia Patacho tem mar calmo, mil coqueiros e absoluto sossego já seriam atrativos suficientes; A Praia do Toque com uma água tão transparente que nem é preciso snorkel. Praia Porto das Pedras é mais conhecida como a praia de onde sai a balsa para Maragogi. A Praia Lage é ótima para caminhadas, especialmente quando a maré está baixa.

Uma seleção de pousadas e hotéis, a maioria junto à praia, incluindo as localizadas nos municípios vizinhos de Porto de Pedras e Passo do Camaragibe. Há opções de acomodações em bangalôs e chalés. Vários estabelecimentos não aceitam crianças ou mesmo menores de 16 anos, portanto cheque com certa antecedência.

Todos os restaurantes de São Miguel dos Milagres são simples ou de médio conforto, oferecendo um cardápio que transita entre o variado e os pescados. Alguns não aceitam cartões como forma de pagamento.

 

 

Japaratinga é um dos mais belos lugares do litoral alagoano. Sua tranquilidade e belas praias garantem uma experiência inesquecível. Existem várias opções de lazer, como rios e bicas, além de passeios de buggy pelos muitos atrativos naturais da região. Também tem hotéis e pousadas para todos os gostos e bolsos. E como em toda a costa, a culinária de Japaratinga privilegia os saborosos frutos do mar. Para chegar a essa praia, já a caminho de Maragogi, é preciso atravessar o Rio Manguaba de balsa. Na maré baixa, dá para caminhar mais de 500 metros pela água.

Porto de Pedras é uma charmosa cidade de Porto de Pedras está apenas 109 km de Maceió. O município já foi uma pequena vila de pescador e carrega até hoje muita cultura e características que podem ser encontradas em artesanatos, num curto passeio pelas ruas. O município fica entre as cidades de São Miguel dos Milagres e Japaratinga, ambas inseridas na região da Costa dos Corais, um território turístico formado pela segunda maior barreira de corais do mundo. Um farol com vista para toda a região é a grande atração da praia.

A praia de Porto de Pedras é a mais próxima do centro. O local não possui uma orla, mas próximo da praia é possível encontrar alguns bares e restaurante simples, com comidas típicas. No final a praia em direção ao lado sul do litoral, um braço de rio deságua no mar, possibilitando um maravilhoso banho de água doce. Em seguida encontra-se a paradisíaca Praia do Patacho que vem chamando a atenção dos viajantes cada vez mais. Seu imenso coqueiral e suas águas claras e calmas em uma região tranquila e muito preservada é procurada por pessoas que desejam ficar mais isoladas. A praia não oferece estrutura aos visitantes, somente hotéis de charme e algumas pousadas de luxo são encontradas, sempre distantes uma das outras. A cidade ainda conta com mais duas praias: Lajes e Tatuamunha ambas com uma extensa faixa de areia emoldurada por coqueirais e piscinas naturais que forma-se entre as pedras e recifes de corais.

A região também abriga muitos peixes-boi que encontram nas águas quentes e verdes dos rios que cortam Porto de Pedras um ambiente calmo e tranquilo para viver. Não deixe de conferir o passeio para observação da espécie, feita por uma associação que busca garantir a preservação ambiental da região por meio do turismo, com direito a uma pequena trilha ecológica e um delicioso passeio de barco pelo manguezal.

Construído em 1940, o Farol de Porto de Pedras é parada obrigatória, com uma vista panorâmica impressionante da praia de Porto de Pedras, a barreira de corais, o rio Manguaba e o município de Japaratinga. O Farol pode ser acessado pela rua de paralelepípedos ao lado da antiga Cadeia Pública. O toque rústico de Porto de Pedras e suas vilas próximas fazem da região um ponto estratégico para quem está desbravando a região.

Barra de Santo Antonio, mesmo sendo próxima a Maceió, consegue manter as praias tranquilas. Grande parte dos visitantes que conhecer as falésias coloridas, cajueiros e quase nenhum sinal de civilização. Desde 2010, o acesso até lá não depende mais da balsa até a Ilha de Croa, é possível usar a ponte a partir de Barra de Santo Antônio.

A paisagem da praia do Morro compensa: praia deserta, com falésias e um mar azulado. A praia de Ponta do Gamela tem falésias coloridas e coqueirais. A Praia Carro Quebrado também tem falésias multicoloridas e um mar super verde. Vale a pena um passeio de lancha que é oferecido pelo Restaurante Azul, localizado em Barra de Santo Antonio até a praia do Carro Quebrado. A Praia Pedra da Cebola é continuação de Carro Quebrado, é ampla e cercada de falésias. Já a Praia de Tabuba além dos coqueirais, tem barreiras de recifes e mar calmo e verdinho.

Maragogi é famosa pelas Galés (conjunto de piscinas naturais), Maragogi é considerado o tesouro mais precioso da região. O lugar é comparado por muitos turistas às ilhas caribenhas, graças a cor azul-turquesa da água. Além das Galés, que já foram bastante exploradas, há outras piscinas naturais, como a Taoca e Barreira de Peroba, que são as mais preservadas.

 


 

Dicas

A maneira mais rápida para chegar à Rota Ecológica é através de Maceió. Seguindo pela Al-101 em direção à Barra de Santo Antonio, o turista tem que pegar o desvio para a estrada secundária que percorre 40 km de praias entre Barra de Camaragibe e Japaratinga.

A região começa a poucos quilômetros de Maceió e termina na divisa com o estado de Pernambuco, contém o segundo maior banco de arrecifes do mundo, ficando atrás apenas da Grande Barreira de Coral da Austrália. Na maré baixa, é possível nadar nas centenas de piscinas naturais ao lado de uma variedade enorme de peixes. 

Em São Miguel dos Milagres existe um passeio de barco nas águas do Rio Tatuamunha que é possível ter um fantástico encontro com o peixe-boi nadando entre os manguezais. Este passeio sai de Maceió.

Maragogi tem um dos ecossistemas mais importantes o Brasil, a diversificada fauna e flora de espécies marinhas são um paraíso para os olhos dos que são apaixonados por mergulho. Navegar pelos rios admirando os preservados manguezais, passear de buggy por belas praias, praticar ecobike, tomar banhos de bicas e cachoeiras, são algumas das opções para quem procura contato com a natureza.

Em todas as praias, há pousadas de charme, “pé na areia”, mas os preços são um pouco altos. há também boas opções e um pouco mais econômicas; especialmente próximas à cidade de Japaratinga.

 


Serviço

Categoria Econômica / Intermediária / Luxo

Experiências: Aventura / Bem-estar / Esporte / Natureza / Romântica

Público: Crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Sempre estará quente no Norte de Alagoas. Mas se você quer pegar tempo seco, vale a pena programar sua viagem entre outubro e janeiro, quando chove menos. Em fevereiro chove pouco. Entre abril e agosto, a chuva pode atrapalhar (sobretudo em maio, junho e julho, quando costuma chover mais).

Pela dificuldade de acesso à região e às praias, a Rota Ecológica (sobretudo no trecho sul, entre Barra de Camaragibe e Porto de Pedras) é relativamente sossegada o ano inteiro.

No Réveillon a região enche com a garotada que vem para o Réveillon dos Milagres, mas sai lá pelo dia 5. O Carnaval também é bastante muvucado — mas nesta época quem faz a diferença é um público da região e do interior de Alagoas, que vem participar do carnaval de rua dos povoados.

No resto do ano, você só verá algum movimento na praia em domingos e feriados de muito calor, quando aparecem ônibus e carros (com sistema de som) nos acessos públicos mais fáceis, como na beira-rio de Tatuamunha, na praia da vila de Porto da Rua, no bar Mijadela em São Miguel dos Milagres e na praia do Marceneiro.

 


Desenvolvendo sua Consultoria e Assessoria

Perguntas:

É possível conhecer essa região por um dia, saindo e voltando para Maceió?

É possível fazer um passeio de barco com acomodações por 3 noites pela região?

Você poderia indicar uma pousada de categoria superior que não aceite crianças?

Qual o restaurante que você me indicaria para um jantar romântico em Barra de Santo Antônio?

Me indique um passeio de barco com mergulho para conhecer os Corais.

Prezado agente, este é um exercício com o objetivo de melhorar o seu conhecimento a respeito deste destino e, quem sabe, utilizar estas informações para um próximo atendimento. Portanto, não há obrigatoriedade de respondê-lo aqui. Mas, sinta-se à vontade em compartilhar as informações com outros colegas… Um grande abraço e até o próximo destino.

 

facebook-profile-picture
Antonio Moreno
"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem" Consultoria e Assessoria. CEO do Grupo Tradeclube Soluções. E-mail: antonio@tradeclubenetwork.com WhatsApp: 55-21-98117-2011
http://www.tradeclubenetwork.com

Deixe uma resposta

Top