Sem disciplina sua empresa vai morrer

Mais do que uma competência, a disciplina é um fator fundamental para o sucesso de um negócio.

Sem disciplina você não vai conseguir organizar uma série de atividades para garantir uma boa performance no desenvolvimento de seu negocio.

A agenda de um empreendedor tem tudo para ser um caos: reuniões, almoços de negócios, muitos e-mails para ler, incêndios para apagar e muito pouco tempo para execução… Principalmente, se for no início do negócio, onde uma série de adversidades estão no caminho, como a falta de recursos e o excesso de burocracia, por exemplo.

Se o empreendedor não tiver disciplina e foco, será impossível olhar a organização de uma forma mais ampla, e criar tempo para se dedicar a uma estratégia mais profunda e reflexiva para o seu negócio.

Se você já é empreendedor, sabe que a história de não bater ponto e fazer seu próprio horário, é uma grande pegadinha. E, muitas vezes, parece que todo o tempo ainda não é suficiente para cumprir todas as suas atribuições do dia. Por isso, ter uma rotina definida, com foco e disciplina, é determinante para garantir um equilíbrio físico e mental e um negócio mais produtivo e lucrativo.

O ponto principal é saber organizar as prioridades: o que só você pode fazer, o que é possível delegar ou o que fica em segundo plano, por exemplo. Diminuindo aquela sensação de correr contra o tempo e passando a trabalhar com mais tranquilidade, disciplina, foco e eficiência.

Na sua agenda, evite o acumulo de reuniões seguidas para ter tempo, entre uma e outra, de distribuir tarefas, tratar assuntos de emergência e se preparar para a próxima. Se você tiver uma agenda, muito apertada, e um dos compromissos atrasa, o efeito é em cascata e você chegará ao final do dia frustrado, sabendo que não realizou tudo aquilo que planejava.

Outra dica é na hora do almoço. É um bom momento para exercitar seu papel como líder: dar feedbacks, se atualizar de projetos (metas), interagir com a sua equipe e tratar de temas mais reflexivos, em um ambiente mais descontraído do que uma sala de reunião. Portanto, não desperdice almoçando sozinho, tente sempre almoçar com alguns colaboradores e você vai sentir como esses momentos podem ser bem produtivos.

O autoconhecimento também é importante porque você aprende e entende como se relacionar melhor com as pessoas, a dizer não quando necessário e definir com facilidade, quais são as prioridades. E tudo isso sempre em parceria com a sua equipe, porque não adianta alguém organizar bem a sua agenda, mas é interrompido, todo momento, por outras pessoas, para lidar com urgências e outras tarefas. Saber se organizar e orientar as pessoas de sua equipe dessas interferências, também, é parte do seu trabalho e se concretiza como valor na cultura de sua empresa.

No final, essas são algumas dicas que você pode utilizar para realizar o seu sonho. Por maior e mais distante que ele possa parecer. Com trabalho em equipe, disciplina, foco e eficiência, haverá uma probabilidade maior para a obtenção de bons resultados. Não esqueça que o esforço é grande e os obstáculos, também. Mas, a cada dia, você ficará mais próximo de chegar lá.

 

facebook-profile-picture

Acredito que qualquer pessoa tem a capacidade de realizar seus sonhos. Para isso, é preciso buscar informação e orientação. Esse é o meu foco principal. Ajudar os que procuram, através da capacitação, o seu desenvolvimento profissional e empresarial para alcançar os seus objetivos.

Deixe uma resposta