Você está aqui
Home > Pesquisas > Tendências do Turismo – Agente de Viagens

Tendências do Turismo – Agente de Viagens

Já está bem claro que não temos como esquecer o universo rico da tecnologia. Ela chegou definitivamente no mercado de turismo e se você é um agente de viagens que acha que o mercado ficou complicado, é melhor se preparar, porque com esse pensamento, a tendência é piorar. Não adianta ficar desesperado, tem que aceitar, mudar e ponto final. 

Seja um especialista de verdade. Essa é a palavra de ordem. Não estou falando de saber operar sistemas GDSs e outras ferramentas de reservas, porque isso hoje é o básico. A batalha pelas vendas envolve uma série de pequenos detalhes. O profissional tem que ser capaz de oferecer e fazer as melhores escolhas para o seu cliente para que ele, realmente, tenha uma experiência de viagem inesquecível.

Como agente de viagens, a qualidade do atendimento continua contando muito. Vender um produto simples ou sofisticado continua exigindo o mesmo esforço. Aliás, o produto é o que menos importa, e sim a forma como chega ao cliente. As sugestões têm que ser certeiras e as informações muito além dos alertas sobre vistos, seguro viagem e outros documentos, que é claro, também estão inseridos nesse atendimento. O consumidor tem de enxergar o agente de viagens como o seu porto seguro.

Não adianta querer competir com as grandes OTAs. Lembre-se que tecnologia sem pessoas não tem sentido algum. O contato pessoal ainda tem muito valor, e dificilmente será descartado. Você continuará sendo uma peça fundamental para o seu negócio no mercado de turismo.

Sabe por quê? Porque você detém informações exclusivas sobre produtos e serviços, além de saber negociar e apresentar soluções. Ter informação é ter poder, portanto, saber o que o seu cliente em potencial está buscando na grande rede é essencial para fisgá-lo. É preciso criar comunicações ao seu redor e estabelecer laços. Hoje temos à sua disposição centenas de recursos de relacionamento.

Sempre existirá o passageiro disposto a pagar por um atendimento personalizado. Aquele que quer tudo muito rápido, o que prioriza a economia e aquele que quer ser tratado como um rei. Cada perfil exige uma tática. Uma experiência única.

A ideia é atuar como um especialista, fazendo uma seleção criteriosa de produtos e serviços para cada tipo de cliente, e selecionar itens que tenham qualidade, preço adequado e que atendam às expectativas do cliente. Fazer essa triagem é uma função primordial. Outro detalhe importante é que além de uma ligação final de agradecimento e análise de satisfação (o famoso feedback), é importante não esquecê-lo durante a viagem. Aplicativos, e-mail, redes sociais e até whatsapp podem ser utilizados por você para saber se está tudo bem na viagem e até para orientá-lo ou oferecer alguns serviços extras.

É preciso aprender e dar relevância a estas ferramentas. Utilize-as para disponibilizar e compartilhar informações úteis para o seu cliente. Você precisa ser útil. Uma gestão eficaz da informação (conhecimento) vai se tornar um diferencial muito importante.

Se você sempre fala que não vai mudar, está certo, nunca irá mudar mesmo e nunca sairá do lugar também. Quem não estiver disposto a aprender com as mudanças e as novas tecnologias nunca chegará a fazer a diferença no mercado. Evolua e comece a enxergar os produtos e serviços, e, também, as necessidades do consumidor por diversos ângulos. Dessa forma, você terá mais chances de acertar em suas escolhas e as pessoas ao seu redor irão perceber o seu potencial profissional.

Espero que você tenha gostado das dicas e se você quer emitir uma opinião, dar sugestões, receber maiores informações ou esclarecimentos de dúvidas, não hesite em deixar o seu comentário. Até Breve e…Feliz Ano Novo!!!

Saúde e Sucesso Sempre!!!

 

facebook-profile-picture
Antonio Moreno
"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem" Consultoria e Assessoria. CEO do Grupo Tradeclube Soluções. E-mail: antonio@tradeclubenetwork.com WhatsApp: 55-21-98117-2011
http://www.tradeclubenetwork.com

Deixe uma resposta

Top