Você está aqui
Home > Pesquisas > Tendências do Turismo – Mercado Brasileiro

Tendências do Turismo – Mercado Brasileiro

O Brasil está em evidência como destino de viagem devido à grande exposição durante os últimos grandes eventos mundiais, como a Rio+20 em 2012, a Jornada Mundial da Juventude em 2013, a Copa do Mundo da FIFA 2014 e os que acontecerão em 2015 como o Rock In Rio. 

Durante o Mundial de 2014 aproximadamente 3,5 bilhões de pessoas no mundo acompanharam os jogos em seus países. Acredita-se que isso faz com que a procura pelo Brasil como próximo destino de viagem ainda mantenha crescimento, como exemplos de outros países que sediaram o campeonato mundial de futebol e tiveram ascensão do setor de turismo no ano seguinte.

Portanto, o Brasil será uma grande oportunidade para investimento de empresas, nacionais ou internacionais, que queiram atuar em viagens, com espaço de incremento para os canais online e tradicionais. Sejam elas desenvolvedoras, metabuscadores, OTAs, fornecedores, entre outras.

Uma parcela crescente dos turistas que visitarão o Brasil busca experiências diferenciadas em viagens de lazer. Além de sol e praia, muitos buscam conhecimento cultural, aventura, esportes radicais, ecoturismo, turismo rural e religioso.

Embora locais como Estados Unidos, Inglaterra e Espanha continuem sendo destinos procurados sabemos que muitos dos viajantes gostam de estar à frente das tendências e têm se inspirado em destinos pouco explorados. A lista dos dez destinos, além do Brasil, tem países como Islândia e Myanmar, e as cidades de Siemp Reap (Camboja), Seul (Coréia do Sul), Taipei (Taiwan), Mykonos (Grécia), Fort Lauderdale (EUA), Okinawa (Japão) e a região de Gold Coast (Austrália).

Outro fator importante é o crescimento de compra de viagens por uma classe média emergente, e apesar da economia ter entrado em desaceleração como é o caso do Brasil, com previsão de zero em crescimento este ano, o futuro é promissor e pode justificar o aquecimento do turismo no mercado brasileiro.

Atualmente, 108,5 milhões de brasileiros ocupam a classe média. Com isso, o poder de consumo cresceu e os brasileiros passaram a sonhar com um passeio de férias, descanso e lazer pelo país. E, é claro, preços de tarifas aéreas favoráveis tem sido um fator estimulante ao viajante brasileiro.

Não é possível mais fechar os olhos para as mudanças que a internet provocou e a sua importância como fonte de informação tanto para nós, profissionais de turismo, como para os viajantes. A rede está presente em todas as etapas do ciclo de uma viagem, desde o desejo de conhecer um destino às reservas de hotéis, avaliações em redes sociais e compartilhamento da experiência de amigos. Portanto, estar no universo virtual se tornou essencial para o bom posicionamento de qualquer empresa.

Muitas vezes a tecnologia vem para ajudar na evolução de alguns processos e produtos. Em outras, traz novidades que somam. Mas há casos sim de ruptura, de abandono do que era feito antes. No mínimo, um alerta para como as coisas estão sendo feitas. Ou você muda ou está fora.

Você já percebeu que vender passagens, produtos e serviços turísticos, não é mais suficiente e, não garante mais clientes dentro de sua loja? Você sabe o que passa dentro da cabeça de seus clientes? O que eles querem encontrar na sua agência de viagens? Este será o assunto d o próximo artigo. Aguarde…

Espero que você tenha gostado das dicas e se você quer emitir uma opinião, dar sugestões, receber maiores informações ou esclarecimentos de dúvidas, não hesite em deixar o seu comentário. Até Breve e…

Saúde e Sucesso Sempre!!!

 

 

facebook-profile-picture
Antonio Moreno
"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem" Consultoria e Assessoria. CEO do Grupo Tradeclube Soluções. E-mail: antonio@tradeclubenetwork.com WhatsApp: 55-21-98117-2011
http://www.tradeclubenetwork.com

One thought on “Tendências do Turismo – Mercado Brasileiro

Deixe uma resposta

Top