Você está aqui
Home > Artigos > Transforme a incerteza em confiança e criatividade

Transforme a incerteza em confiança e criatividade

zonadeconforto

Já não é nenhuma novidade que as novas tecnologias e as demandas dos clientes estão transformando a atividade do agente de viagens e levando-o a buscar novos caminhos para fortalecer o seu negócio. E quais serão esses caminhos? Segmentação? A consultoria especializada? Fidelização? Ferramentas online? O que fazer para que você, agente de viagens, continue sendo imprescindível para quem quer viajar? 

Neste século em que a globalização e a velocidade tecnológica imperam soberanas, sem poupar os saudosistas de uma época na qual o agente de viagens dependia apenas de seu talento de bom vendedor e empreendedor. Não quero dizer que esses atributos sejam dispensáveis hoje em dia, mas para sobreviver, o agente de viagens deve ter como aliado às novas tecnologias e valorizar monetariamente os seus serviços como um consultor de viagens. Será uma tendência inevitável? A fórmula do agente de viagens deverá ser a mesma para garantir a sua rentabilidade e expandir os seus negócios?

Como você, agente de viagens está reagindo a esse mundo multicanal? Você já está convencido de que tem de ter uma ferramenta online para atender seus clientes? Qual ferramenta é essa? Dá para ter mais de uma? Será a salvação ter uma ferramenta online? A fidelidade, nesse momento de guerra por clientes, é bem-vinda e traz benefícios ou vale a lei do menor preço? Que passageiro pagará pelo seu produto/serviço?

Mudanças não são rupturas, mas sim continuidade.  Você agente de viagens tem que saber como lidar com esse paradoxo. É isso mesmo, indivíduos e organizações se movem a todo instante. Nada está parado. Tudo é transição, tudo está em permanente transformação. Algumas transições são triviais, quase rotineiras. Outras, impactantes e decisivas, às vezes, associadas a perdas.

Não é sem motivos que a competência da adaptabilidade está entre as atribuições de profissionais mais bem sucedidos. Flexibilidade e capacidade para atuar são atributos mais do que desejados: são essenciais.

Mas a realidade é que lidamos mal com mudanças. Não dá para contar – sequer para prever – quantas mudanças enfrentaremos em nossas vidas e carreiras. Tampouco é possível contabilizar por quantas transformações o nosso mercado passará. E a experiência de viver mudanças e transições enseja uma lógica contraintuitiva: mudamos para preservar nossa essência. Mudamos – nós e nossas empresas – para nos tornar cada vez mais a realidade concreta da imagem guardada em nossas mentes e corações.

É normal vermos pessoas vítimas de alguma situação. Seja por fator externo, por sua história de vida ou até o momento pela qual passa. É comum vermos pessoas assumindo o papel de vítimas de suas vidas. A situação é imutável, a luta é perdida, os outros são malvados, etc e tal. Você quer continuar sendo vítima?

Ser vítima é confortável. É mais fácil ficar em um lugar acomodado reclamando como o mundo te tratou mal. Mas, para quem olha de fora, ser vítima pode ser ruim. Mas para quem está ali, jogando a culpa nos outros, no mundo, no universo, é ótimo saber que a culpa não está em outro lugar.

Não acha que já está na hora de ser protagonista? Ser protagonista é encarar as coisas de frente, é fazer coisas, não por não ter medo, mas apesar dele, e se ver, não como parte da solução, mas como parte do problema.

É um papel mais difícil, apesar de ser ele quem conquista coisas, quando você assume as rédeas de uma situação está dando sua cara a tapa, está arriscando falhar. Objetivamente, sabemos que nada que realmente vale a pena foi construído sem arriscar. Mas quando somos nós no olho do furacão, isso pode doer. Não é a toa que muitas pessoas preferem o papel de vítima.

O risco sempre existirá, pois ele é um dos principais incentivos que leva as pessoas a buscarem soluções inovadoras. A tolerância à incerteza e ao desconhecido é a grande força propulsora para se chegar a melhores soluções, ideias e criações.

Então, agente de viagens, você prefere ser vítima ou protagonista?

Não basta somente reduzir, estruturar, capacitar, modernizar, investir no triângulo conhecimento – treinamento – comunicação pensando que isso basta para gerar resultados positivos. O profissional deve investir no seu potencial agregador, ser protagonista, ser capaz de compreender totalmente o que está acontecendo com o mercado e ter flexibilidade e capacidade para continuar sendo imprescindível.

Nossas transformações são idealmente o caminho por meio do qual fazemos das mudanças oportunidades para “continuar”, e não “romper”, pois operam como veículos que fortalecem nossos mais significativos valores e propósitos. E quando navegamos em nosso chamado, mesmo as transformações mais relevantes guardam a sensação de continuidade, e não de ruptura. Mudamos para manter a rota, para permanecer em fluxo.

Você agente de viagens tem que ser um protagonista, tem que ser integrador de tudo isso. Aquele agente de viagens que se transformou continua imprescindível, seja pela atenção que oferece, pela expertise, pelo relacionamento, pela transparência.

Uma coisa que ainda não mudou e vem garantindo a diferenciação é justamente o contato humano. Esse senso de compromisso em fazer o que você ama fazer muda a forma como você vivência as emoções e os desafios. Ajuda a superar as mudanças, pois você está fazendo o que está aqui para fazer. Pessoas que deixam transparecer o que amam fazer mobilizam outras pessoas a seu favor. Elas passam a querer ficar perto de você, te seguir, se mobilizar. Seja um profissional experiente, criativo, flexível e capacitado para ser consultado pelo seu cliente.

Se as suas principais deficiências forem sanadas, você será um profissional com excelência e habilidade para encantar os seus clientes. Encantar de uma forma educada, polida e com total conhecimento de nossa atividade. Não desista! E neste sentido, seja um protagonista, lute, desafie, ame o que faz, pois dessa forma, você será sempre insubstituível.

facebook-profile-picture
Antonio Moreno
"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem" Consultoria e Assessoria. CEO do Grupo Tradeclube Soluções. E-mail: antonio@tradeclubenetwork.com WhatsApp: 55-21-98117-2011
http://www.tradeclubenetwork.com

Deixe uma resposta

Top