Você está aqui
Home > Artigos > Uma mensagem para você, Agente de Viagens

Uma mensagem para você, Agente de Viagens

aguia

Parabéns! Para você empresário ou profissional que trabalha em uma agência de viagens seja nos segmentos de lazer, corporativo ou exerce as funções de operador ou até mesmo consolidador. Afinal, somos todos agentes de viagens e hoje, é o nosso dia! O que nos une, entre outras coisas, é o fato de intermediarmos as viagens. Mesmo com todas as mudanças que estão acontecendo, não se iluda, nós continuamos sendo o maior canal de distribuição de vendas da indústria do turismo. 

A tecnologia no ambiente de negócios de turismo é uma realidade e está desafiando as funções de distribuição na venda de produtos e serviços de viagens, principalmente a internet que causou uma facilidade para muitos fornecedores de vender diretamente para o cliente final e desta forma, economizando custos e obtendo uma maior rentabilidade. E, também, com o surgimento das agências de viagens online, as famosas OTAs que estão agressivamente conquistando os clientes inconstantes e distantes das agências de viagens tradicionais (físicas). Portanto, muitas agências de viagens estão sofrendo com um número reduzido de clientes e, muitas estão se tornando negócios inviáveis.

O surgimento da internet na distribuição do turismo criou um debate sobre o futuro das agências de viagens e, consequentemente, dos agentes de viagens, uma vez que as funções básicas de intermediação entre fornecedores e consumidores poderão ser eliminadas através de cadeias digitais.

Agente de Viagens, você está ciente que a internet está influenciando no seu dia-a-dia de trabalho? Você está pessimista ou otimista em relação a sua profissão? Você está preparado ou está se preparando para as mudanças que estão acontecendo? Ou, você acredita que estas mudanças não causarão impacto no seu dia-a-dia no trabalho?

A agência de viagens em que você trabalha oferece treinamentos adequados para a sua especialização? Ela enviou você para cursos de qualificação e capacitação profissional? Você tem iniciativa própria para fazer cursos de atualização, mesmo sendo com os seus próprios recursos para melhorar as suas habilidades como profissional de turismo?

Se você respondeu SIM a quase todas as perguntas, ótimo você está no caminho certo. Agora se você respondeu NÃO a maioria das perguntas, preste atenção no que vou escrever, talvez, você mude a sua forma de pensar sobre o seu destino no mercado de turismo brasileiro.

O sucesso de uma agência de viagens está frequentemente atribuído ao papel que nós, agentes de viagens desempenhamos. Nós representamos a linha de frente das agências de viagens fornecendo serviços aos viajantes através de nosso conhecimento, experiência e em nome dos fornecedores. Somos nós que, na perspectiva do cliente, representamos a agência de viagens.

Nós não vendemos somente transporte, acomodação e excursões de fornecedores. Nós, também, organizamos e elaboramos planos de viagens para os nossos clientes e fornecemos consultoria e assessoria especializadas sobre destinos, e outras informações relacionadas às viagens de nossos clientes.

A perda das comissões aéreas e o surgimento de inovações tecnológicas não são fatores suficientes para nos extinguir. Quem pensa que os fornecedores da indústria do turismo, através da internet, substituirão os agentes de viagens está totalmente enganado.

Mesmo sabendo que a indústria de viagem está sofrendo uma mudança radical devido ao surgimento da internet, o papel do agente de viagens, também, já está sofrendo uma transformação completa. E muitos já estão mudando a sua maneira de pensar, de agir e de capacitar e se qualificar.

Agente de viagens é agente de viagens e pronto. E, em minha opinião, o agente de viagens não vai acabar. Vai mudar. Aliás, já está mudando a sua forma de atuação. Atualmente, o nosso foco, como intermediário na venda de produtos e serviços turísticos deve ser a gestão de nossa carreira. Isso mesmo. Resumindo: qualificação, especialização, inovação, criatividade, atualização e gestão são algumas das atribuições que devemos persistir.

É preciso observar as possibilidades e oportunidades que a internet está proporcionando para nós agentes de viagens. Pois, temos acesso, em poucos segundos, além dos produtos e serviços que são ofertados, como também, aos destinos tanto nacionais como internacionais. Outra oportunidade é a literatura, cursos, palestras e treinamentos que estão disponíveis online. E muitos, já estão atuando desta forma, conectados, antecipando ao que indica como todos atuarão no futuro.

E acredito que somente aqueles que estiverem altamente qualificados, capacitados e que possuírem habilidades em TI (Tecnologia da Informação), especialmente em relação à internet, poderão ter a garantia de salários maiores e a expansão das oportunidades em sua carreira.

Podemos ser consultores de viagens especializados, vendendo e orientando direto o cliente final; especialistas em gestão e tecnologia de viagens para as empresas; operadores vendendo tanto para agências de viagens como também, diretamente para o cliente final; consolidadores para as agências de viagens etc., independentemente se trabalhamos em uma OTA ou em uma empresa/loja tradicional (física).

O investimento em conhecimento, treinamento e comunicação torna-se importante para o nosso desenvolvimento profissional e para que possamos gerar sempre resultados positivos. Sanar, definitivamente, as nossas principais deficiências, os nossos pontos fracos e transformá-los em pontos fortes para sermos profissionais com excelência e habilidades de comunicação para surpreender  e conquistar os nossos clientes. Encantar de uma forma educada, polida e com total conhecimento, não somente sobre os produtos e serviços que oferecemos, mas de todo o setor.

Mostrar que nem sempre o fator preço é o mais importante e sim, a qualidade e o bem estar de nosso cliente em sua viagem. Fazê-lo perceber que a assistência de um agente de viagens faz a diferença e que a sua viagem não se resume em cia. aérea e hospedagem, porque somos capazes de transformar a viagem do cliente que, dificilmente, ele sozinho (diga-se: online) conseguiria viabilizar. Qualidade no atendimento, em nosso idioma ou em outros, a qualidade do produto ou serviço ofertado, a percepção de nossa paixão pelo trabalho que desempenhamos é o que um cliente espera de um agente de viagens.

São muitos consumidores e é preciso atendê-los com carinho e atenção, com segurança no que faz, prestando todo tipo de informação, principalmente nos detalhes, e suporte necessários, descobrindo seus interesses para integrá-los definitivamente à nossa carteira de clientes fiéis.

Não espere apenas pelas ações da agência de viagens para que suas vendas aumentem, conquiste mais clientes e tenha sempre à disposição deles canais eficientes de contatos como telefones, chats, e-mails e redes sociais que são exemplos dessa gama de possibilidades. Mas, o mais importante do que o número de canais de contato é a presteza em atender os interesses do cliente com o máximo de agilidade possível. Lembre-se que tudo é importante no ‘momento da verdade’.

Portanto, agente de viagens, comemore o seu dia não somente hoje, mas todos os dias. Levante cedo da cama com entusiasmo, com paixão, com vontade de conhecer mais, de explorar novas possibilidades, de encantar e superar as expectativas do seu antigo ou novo cliente e, acima de tudo, sinta orgulho de ser um agente de viagens! Parabéns pelo seu dia, Agente de Viagens!

A Tradeclube Network oferece  palestras, cursos de capacitação e treinamentos. Para maiores informações entre em contato conosco, teremos o maior prazer em atender as suas necessidades.

facebook-profile-picture
Antonio Moreno
"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem" Consultoria e Assessoria. CEO do Grupo Tradeclube Soluções. E-mail: antonio@tradeclubenetwork.com WhatsApp: 55-21-98117-2011
http://www.tradeclubenetwork.com

Deixe uma resposta

Top