Você está aqui
Home > Empreendedorismo > Você conhece o Mercado de Turismo?

Você conhece o Mercado de Turismo?

Este é o ponto de partida para fazer com que a sua empresa dê certo. Ter conhecimento do mercado é uma questão imprescindível para o sucesso de seu empreendimento.

Você tem que conhecer muito sobre o mercado de turismo, conhecer os concorrentes diretos, os fornecedores, o público-alvo e suas tendências. Procurar informações sobre outros estabelecimentos similares, infraestrutura da região, população e perspectivas de crescimento de onde o seu negócio será implantado. 

Qualquer negócio deve ser criado a partir do conhecimento real destes fatores. Você precisa conhecê-los antecipadamente para que possa arquitetar a sua proposta e a sua estratégia.

O trabalho de pesquisa inicial é de suma importância e, mesmo depois de aberto o negócio, você precisa manter-se atualizado, pesquisando sempre. Deve também acompanhar a situação político-econômico da cidade, região, estado e país, pois tudo isto terá reflexos diretos no seu negócio.

Esta é a etapa que pode fazer a diferença para você obter sucesso no empreendimento. Uma pesquisa mercadológica detalhada poderá diminuir as margens de erro e oferecer maiores garantias sobre se o seu negócio está ou não no caminho certo.

Tenha em mente que a informação é a bússola do seu empreendimento. Uma ideia na cabeça combinada com seu espírito empreendedor é um ponto de partida poderoso, mas a importância da realização de pesquisas mercadológicas facilitará e embasará as suas decisões com dados realistas e não só com conceitos vagos e achismos. A partir do momento que você tem informações e dados sobre o mercado de turismo, você tomará melhores decisões em relação ao seu empreendimento.

Quando o negócio é desenvolvido em torno de algo que você domina ou tem afinidade, as chances de sucesso aumentam. É interessante analisar também quais as oportunidades existentes neste mercado.

Mas como começar? O primeiro passo é definir o mercado que será pesquisado, por exemplo: público-alvo, concorrência, fornecedor e os objetivos da pesquisa a ser realizada. Depois é preciso identificar o tipo de informação que será precisa para compor sua pesquisa. E na sequência é preciso elaborar as perguntas básicas de acordo com os tipos de informações relevantes para o seu negócio.

Portanto, identifique quais são os dados e informações que serão importantes para uma tomada de decisão. Elabore perguntas pertinentes para a sua pesquisa. Escolha os meios de distribuição os quais você fará a coleta das respostas, como por exemplo: formulários, e-mails, pessoalmente ou redes sociais e faça uma análise a partir dos relatórios de resultados e faça o cruzamento das informações.

Você precisa coletar informações para dar subsídio consistente à criação da sua empresa. É fundamental trocar idéias, pedir palpites e conversar com especialistas e pessoas experientes do mercado. Eles podem ter críticas construtivas, que podem lhe ajudar bastante na concepção do negócio. O ideal também é contar com a ajuda de pessoas próximas que já tenham passado pelas mesmas situações e adquiriram experiências no ramo.

Adaptar o seu negócio seguindo a tendência e demanda do mercado, pode ser uma boa opção para atrair mais clientes e gerar receita.

Ter conhecimento do negócio é uma questão imprescindível para o empreendedor iniciante. Infelizmente muitos empreendedores se frustram pela falta de pesquisa, estratégias e planos. Um dos maiores inimigos do estabelecimento de um negócio é o impulso. Colocar ideias em prática sem ao menos estudar as variáveis, os prós e os contras é absolutamente incerto, podendo colocar todo o investimento em risco. Portanto, atente-se, pesquise e analise.

Lembre-se que a coleta de informações é a matéria-prima de qualquer projeto. Antes de partir para o próximo passo – planejamento, e que será o assunto do nosso próximo artigo sobre o empreendendo no turismo – certifique-se que você já possui informações suficientes sobre o mercado de turismo. Reflita bastante! Até lá!

Leia também:

As características de um empreendedor

Identificando uma oportunidade de negócio

Planejamento Estratégico: Erros e Acertos (vídeo)

 

facebook-profile-picture
Antonio Moreno
"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem" Consultoria e Assessoria. CEO do Grupo Tradeclube Soluções. E-mail: antonio@tradeclubenetwork.com WhatsApp: 55-21-98117-2011
http://www.tradeclubenetwork.com

Deixe uma resposta

Top